Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

G-10 abre aproximação com Nazif


Dividida entre o senador Expedito Júnior (PR) e o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), como possíveis candidatos a sucessão do atual governador Ivo Cassol, a base aliada governista começa a rachar em vista de interesses díspares para as eleições de 2010. 

Boa parte da base aliada não tem interesse em fortalecer o nome do deputado federal Lindomar Garçon (PV) na capital porque isso viria a robustecer as pretensões de Expedito Júnior ao governo do estado. A eleição do ex-prefeito de Candeias do Jamari ensejaria a ascensão da mulher de Expedito na Câmara Federal, a primeira suplente Val Ferreira. 

Com isso, o G-10, um grupo fechado de dez deputados da Assembléia Legislativa - de maioria cassolista – começa a entabular os primeiros entendimentos para apoiar o deputado federal Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho. O agrupamento pretende, dentro das negociações, indicar o vice na chapa, numa composição formatada com reflexos para eleições casadas para 2010. O G-10 terá como candidato ao Senado o deputado estadual Alex Textoni que já deu início ao seu projeto se instalando em 10 municípios da região central. 

Com alguns projetos já definidos – o governador Ivo Cassol numa candidatura o Senado e sua esposa Ivone à Câmara Federal – a base aliada caminha para uma ruptura para as eleições de 2010 e não se chegando a um consenso sobre o sucessor do atual inquilino do Palácio Presidente Vargas, as quedas de braços entre as facções políticas situacionistas já começam nas eleições municipais de outubro. 

Fonte: Carlos Sperança - Gentedeopinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)