Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fundeb no Senado, Fátima recebe a sociedade civil para tratar de propostas


Relatora da regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) no Senado, a senadora Fátima Cleide recebeu representantes da Campanha "Fundeb pra Valer" e uma comitiva de professores da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público de São Paulo, Apampesp.

O Projeto de Lei de Conversão 7/2007, que alterou a Medida Provisória 339/2006, relativa ao assunto, está na lista de prioridades de votação na ordem do dia do plenário do Senado e, por isso, a senadora está coletando informações, propostas e dando prioridade ao assunto.  

Os representantes da sociedade civil declararam apoio à senadora e avaliam que no momento, embora tenham algumas ressalvas pontuais ao texto vindo da Câmara dos Deputados, é melhor não ocorrer agora alterações na regulamentação do Fundo para "ganhar tempo, viabilizando sua implementação ainda este ano".  Se alterada no Senado, a proposta retornará à Câmara, onde foi relatada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

"Estou ouvindo todos os setores envolvidos com a educação que estão nos procurando para que possamos registrar e avaliar suas preocupações", disse a senadora. Na semana que vem Fátima Cleide deverá ouvir representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Uma das preocupações da Apampesp é a de que não seja acatada pela relatora, em forma de destaque, emenda rejeitada pela deputada Fátima Bezerra que exclui os inativos dos recursos do Fundeb.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, com a adoção do Fundeb os municípios receberão cerca de 30% a mais de recursos com o Fundo. A transferência de recursos da União e Estados aos municípios aumentará de R$ 8,4 bilhões em 2006 para R$ 10,7 bilhões em 2007.   

A senadora Fátima Cleide considera que a sociedade civil e setores envolvidos com a educação tiveram ganhos importantes na Câmara dos Deputados, um deles a inclusão das creches conveniadas entre os beneficiários do Fundeb, uma reivindicação também da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, da qual a senadora faz parte.  


 

 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)