Terça-feira, 23 de novembro de 2010 - 11h07
Presente nas principais comarcas do Estado, o Escritório Corporativo da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) tem permitido, principalmente ao trabalhador, a equidade e a segurança jurídica nos processos judiciais, facilitando inclusive a tomada de decisão dos juízes.
Pela funcionalidade e sucesso da iniciativa, o Escritório Corporativo foi o principal destaque da fala da presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargadora Cesarineide de Souza Lima, ao participar, na última sexta-feira (19), da última sessão do Conselho Seccional da OAB Rondônia.
Durante a visita de cortesia a OAB, a desembargadora, que está concluindo seu mandato como presidente do TRT/14, aproveitou para se despedir e prestar contas de seu mandato frente àquela corte. Dentre as importantes ações do TRT/14 na atual gestão, Cesarineide destacou a parceria do Tribunal do Trabalho com a OAB-RO que possibilitou a implantação dos escritórios corporativos em Porto Velho e várias Comarcas do interior.
Segundo a desembargadora, com os escritórios corporativos assegurando advogados para todas as causas que chegam a Justiça do Trabalho, acabou a agonia dos juízes em realizar julgamento com uma parte acompanhado de advogado (normalmente a parte patronal) e outra (trabalhador, o lado mais fraco da balança) sem advogado. “O escritório corporativo traz maior segurança jurídica e melhora a qualidade da prestação jurisdicional”, reiterou.
As palavras da desembargadora foram endossadas pelo presidente da OAB-RO, Hélio Vieira, que citou a oportunidade de trabalho e de formação de clientela para o jovem advogado como um dos muitos pontos positivos do Escritório Corporativo. “O escritório representa um ganho para o cidadão, para o advogado e para a Justiça”, acentuou.
Cesarineide falou ainda da importância da boa relação magistrado-advogado, como forma de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços da Justiça, citando como exemplo a experiência que presenciou em recente visita ao Canadá, aonde, segundo ela, quem conduz o processo são os advogados.
Ao finalizar seu discurso, a desembargadora anunciou a aquisição de nova área para construção de do novo Fórum Trabalhista de Porto Velho, na região do Areal.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)