Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa/RO realiza ação de saúde na aldeia Karitiana


 
O Distrito Especial Indígena de Porto Velho (Dsei), da Coordenação Regional de Rondônia (Core-RO), em parceria com o Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), está realizando desde a última sexta-feira (02.10), ação diagnóstica de tuberculose na etnia Karitiana, em Porto Velho, com objetivo de detectar casos da doença.

Segundo a equipe de saúde responsável pelo trabalho, a ação ocorre em função do alto índice de tuberculose na comunidade. O objetivo é diagnosticar os casos positivos da doença na aldeia, para posterior acompanhamento e tratamento supervisionado.

As atividades, que prosseguem até a próxima sexta-feira (09), estão sendo realizadas através de buscas de sintomas respiratórios, prova tuberculínica (PPD), exames radiológico e bacteriológico, pesquisa de BAAR, avaliação clínica, entre outros.

O atendimento conta com a participação do médico, Luiz Carlos Alves Moreira, da Fundação instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro; da farmacêutica–bioquímica Eunice Atsuko Totumi Cunha, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Mato Grosso do Sul; e da técnica de enfermagem do Desai, Eloína Moraes Karajá. Também compõe a equipe, um técnico em radiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes, técnicos do Dsei Porto Velho e agentes indígenas de saúde.

Segundo o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro o apoio do Desai e do Dsei Ianomani, responsável pela cadência equipamento de Raios-X portátil, foram fundamentais para a execução do diagnóstico.

Aldeia Karitiana

A comunidade Karitiana está localizada a 95 km ao sul de Porto Velho, em uma área de 89.698 hectares, onde vivem uma população de aproximadamente 258 indígenas, que falam a língua Tupi/Arikén. Estes indígenas moram nas aldeias Central e Byjyty Osop Aky.

“Pacificados” em 1932, por Marechal Rondon, a etnia Karitiana tem como uma das principais fontes de renda, a produção e venda de artesanatos.

Os mais antigos preservam um pouco de sua medicina tradicional, como o uso da água de tucumã e da chuva para as doenças da visão; do cipó de abé e do rabo de tatu para dores de ouvido; do chá de mandonitenhô e minauã para diarréia e dor de barriga; a raiz de biquibê para dor de dente; do sumo da folha de gueá para controlar hemorragias, entre outros.

Fonte: Ascom/Funasa
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)