Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa realiza neste semestre novas capacitações...


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde realiza neste semestre a capacitação de 34 novos Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan). A qualificação dos novos agentes será ministrada pela equipe de supervisores e instrutores capacitados pelo Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO).

Segundo a responsável pelo Setor de Capacitação, Lindalva Queiroz, a seleção dos novos agentes acontece no período de 18 de julho a 10 de agosto, em 34 aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho e Vilhena.

A capacitação será desenvolvida em duas etapas. No Dsei Porto Velho, a primeira acontece no período de 22 de agosto a 19 de setembro e, a segunda de 3 a 24 de outubro, no município de Guajará-Mirim. Já no Dsei Vilhena, a primeira etapa será realizada no período de 28 agosto a 26 de setembro e, a segunda de 10 a 31 de outubro, na cidade de Pimenta Bueno.

Com duração de 51 dias, o curso visa qualificar os Aisan, deixando-os aptos para identificar as condições ambientais da comunidade e os mananciais disponíveis para o abastecimento de água; reconhecer as doenças relacionadas com a água, dejetos e lixo, e promover melhorias nas condições de saneamento; promover e orientar a execução de sistemas alternativos para abastecimento de água; entre outros.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para a realização da 44ª Expojipa

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para a realização da 44ª Expojipa

Com o objetivo de fortalecer a cultura, o agronegócio e a economia regional, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Al

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)