Quinta-feira, 14 de outubro de 2010 - 17h17
A população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), passa a receber a partir de hoje (15), atendimentos de saúde nas novas instalações da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) Porto Velho. A inauguração da unidade de atendimento acontece nesta sexta-feira (15), às 9 horas, com a presença do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho.
Mais de 1 milhão de reais foram investidos na nova unidade de atendimento. A casa de apoio conta com uma área construída de 1.050 metros quadrados, além de um piso superior, onde funcionará a unidade administrativa do Pólo Base de Porto Velho. A estrutura física conta com 45 leitos, refeitório, cozinha industrial, escovódromo, depósito de medicamento, área privativa para isolamento, recepção, sala de curativo, enfermaria, varanda, lavanderia, sala de apoio aos plantonistas, sala de rádio, dependência para esterilização de materiais e roupas, posto de saúde, dependência para motorista de plantão, hidratação, almoxarifado e banheiros.
A Casai Porto Velho faz parte da estrutura de atendimento do Dsei Porto Velho e tem como principal objetivo receber indígenas e acompanhantes, encaminhados pelos Pólos Base da Core-RO, localizados em vários municípios do estado, durante o período de tratamento médico.
Segundo a chefe do Dsei Porto Velho, Lindalva Coutinho ao chegar a Casai, os índios passam a receber acompanhamento durante consultas, exames, internações hospitalares, além de assistência de enfermagem durante todo o período de recuperação.
Na Casai Porto Velho, são disponibilizados serviços de alojamento, alimentação, enfermagem, agendamento de consultas, exames e internações.
Segundo o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafa Piauhy Marreiro “além de atender as comunidades indígenas Karitiana, Kassupá e Karipuna, a Casai Porto Velho é referência no acolhimento dos indígenas atendidos pelos Dsei Porto Velho e Vilhena e pacientes oriundos dos estados do Acre e Amazonas.
Fonte: Júlio Aires
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)