Quinta-feira, 14 de outubro de 2010 - 17h17
A população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), passa a receber a partir de hoje (15), atendimentos de saúde nas novas instalações da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) Porto Velho. A inauguração da unidade de atendimento acontece nesta sexta-feira (15), às 9 horas, com a presença do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho.
Mais de 1 milhão de reais foram investidos na nova unidade de atendimento. A casa de apoio conta com uma área construída de 1.050 metros quadrados, além de um piso superior, onde funcionará a unidade administrativa do Pólo Base de Porto Velho. A estrutura física conta com 45 leitos, refeitório, cozinha industrial, escovódromo, depósito de medicamento, área privativa para isolamento, recepção, sala de curativo, enfermaria, varanda, lavanderia, sala de apoio aos plantonistas, sala de rádio, dependência para esterilização de materiais e roupas, posto de saúde, dependência para motorista de plantão, hidratação, almoxarifado e banheiros.
A Casai Porto Velho faz parte da estrutura de atendimento do Dsei Porto Velho e tem como principal objetivo receber indígenas e acompanhantes, encaminhados pelos Pólos Base da Core-RO, localizados em vários municípios do estado, durante o período de tratamento médico.
Segundo a chefe do Dsei Porto Velho, Lindalva Coutinho ao chegar a Casai, os índios passam a receber acompanhamento durante consultas, exames, internações hospitalares, além de assistência de enfermagem durante todo o período de recuperação.
Na Casai Porto Velho, são disponibilizados serviços de alojamento, alimentação, enfermagem, agendamento de consultas, exames e internações.
Segundo o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafa Piauhy Marreiro “além de atender as comunidades indígenas Karitiana, Kassupá e Karipuna, a Casai Porto Velho é referência no acolhimento dos indígenas atendidos pelos Dsei Porto Velho e Vilhena e pacientes oriundos dos estados do Acre e Amazonas.
Fonte: Júlio Aires
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)