Terça-feira, 8 de junho de 2010 - 14h12
O Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa apresentou ontem (7) durante reunião promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) os resultados do trabalho de vacinação contra H1N1 junto às populações indígenas. O encontro teve como principal objetivo avaliar os resultados obtidos, em todo país.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da SVS, médico Eduardo Hage, a meta alcançada na vacinação de 80% dos indígenas em quase todas as unidades da federação representa um dos êxitos da campanha, imunizando indígenas de uma forma homogênea em todo Brasil.
A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunização, Carmen Lúcia Osterno Silva, destacou que o trabalho integrado da SVS com a Funasa, estados e municípios foi um dos responsáveis pelo sucesso da campanha possibilitando a superação das dificuldades observadas na ação.
No encontro, Flavio Nunes, diretor em exercício do Desai, apresentou os dados epidemiológicos atualizados sobre a circulação do vírus H1N1 nas populações indígenas. Foi destacado o trabalho realizado pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) e o monitoramento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), com taxa de incidência mais eleavada na Região Centro Oeste e Região Norte, como está sendo observado na população geral, conforme apresentado pela SVS.
Dados atualizados do vacinômetro registram que foram vacinados 84,84% (n=475.451) da população indígena nacional, superando em 5% (n=27.137) a meta programada pelo MS que era vacinar 448.314 índios.
Segundo Flavio Nunes, a meta de 80% está sendo alcançada nas cinco macrorregiões do país: Centro Oeste: 81,62%; Sul: 96,22%; Sudeste: 101,06%; Nordeste: 91,46% e Norte: 79,7%, com destaque para o estado do Amazonas, que apesar da grande dispersão geográfica, e áreas de difícil acesso registrou a vacinação de mais de 106 mil índios.
Fonte: Ascom/Funasa
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)