Terça-feira, 8 de junho de 2010 - 14h12
O Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa apresentou ontem (7) durante reunião promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) os resultados do trabalho de vacinação contra H1N1 junto às populações indígenas. O encontro teve como principal objetivo avaliar os resultados obtidos, em todo país.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da SVS, médico Eduardo Hage, a meta alcançada na vacinação de 80% dos indígenas em quase todas as unidades da federação representa um dos êxitos da campanha, imunizando indígenas de uma forma homogênea em todo Brasil.
A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunização, Carmen Lúcia Osterno Silva, destacou que o trabalho integrado da SVS com a Funasa, estados e municípios foi um dos responsáveis pelo sucesso da campanha possibilitando a superação das dificuldades observadas na ação.
No encontro, Flavio Nunes, diretor em exercício do Desai, apresentou os dados epidemiológicos atualizados sobre a circulação do vírus H1N1 nas populações indígenas. Foi destacado o trabalho realizado pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) e o monitoramento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), com taxa de incidência mais eleavada na Região Centro Oeste e Região Norte, como está sendo observado na população geral, conforme apresentado pela SVS.
Dados atualizados do vacinômetro registram que foram vacinados 84,84% (n=475.451) da população indígena nacional, superando em 5% (n=27.137) a meta programada pelo MS que era vacinar 448.314 índios.
Segundo Flavio Nunes, a meta de 80% está sendo alcançada nas cinco macrorregiões do país: Centro Oeste: 81,62%; Sul: 96,22%; Sudeste: 101,06%; Nordeste: 91,46% e Norte: 79,7%, com destaque para o estado do Amazonas, que apesar da grande dispersão geográfica, e áreas de difícil acesso registrou a vacinação de mais de 106 mil índios.
Fonte: Ascom/Funasa
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)