Segunda-feira, 6 de outubro de 2008 - 17h16
A Funasa iniciou, na última semana, a segunda etapa da distribuição de remédios entre os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) do País. A ação faz parte do abastecimento do estoque regulador de medicamentos das unidades de saúde que compõem o subsistema de saúde de saúde indígena brasileiro.
O objetivo, segundo o diretor do Departamento de Administração (Deadm) da Funasa, Williames Pimentel, é manter o estoque nas farmácias dos Dseis e promover um abastecimento contínuo. "A equipe da Coordenação-geral de Recursos Logísticos está trabalhando arduamente para separar toda a planilha enviada pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai) e enviar todo o estoque para o país", afirmou Pimentel.
O total de medicamentos foi adquirido, em novembro do ano passado, por meio do pregão 32/2007. O investimento foi de R$ 13 milhões e, até agora, 70% do quantitativo foram saldados.
De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (Condisi/MS), Fernando Silva Souza, a chegada destes medicamentos é essencial para o êxito dos trabalhos das equipes multidisciplinares que atendem as 72 aldeias do Estado.
"Temos a segunda maior população indígena do país. São aproximadamente 65 mil índios e precisamos de medicamentos do kit básico, como antiinflamatórios e analgésicos, além de outros remédios para tratamentos mais complexos", afirma Fernando.
Para o coordenador regional no Amazonas, Narciso Cardoso, a agilidade adquirida para o remanejamento dos medicamentos foi bastante benéfica para a população indígena do Estado, pois fez com que o controle da validade dos remédios pudesse ocorrer com mais segurança.
"Antes, tínhamos dificuldade com a distribuição porque os medicamentos chegavam na coordenação com o prazo de validade próximo de expirar, além de o Amazonas ser um Estado com uma extensão territorial muito grande e de difícil acesso às áreas indígenas. Com essa nova distribuição, podemos garantir o acesso da população indígena aos medicamentos, para que possam fazer, de acordo com a prescrição, o tratamento médico," ressaltou.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)