Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Funasa abastece unidades de saúde com medicamentos


 
A Funasa iniciou, na última semana, a segunda etapa da distribuição de remédios entre os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) do País. A ação faz parte do abastecimento do estoque regulador de medicamentos das unidades de saúde que compõem o subsistema de saúde de saúde indígena brasileiro.

O objetivo, segundo o diretor do Departamento de Administração (Deadm) da Funasa, Williames Pimentel, é manter o estoque nas farmácias dos Dseis e promover um abastecimento contínuo. "A equipe da Coordenação-geral de Recursos Logísticos está trabalhando arduamente para separar toda a planilha enviada pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai) e enviar todo o estoque para o país", afirmou Pimentel.

O total de medicamentos foi adquirido, em novembro do ano passado, por meio do pregão 32/2007. O investimento foi de R$ 13 milhões e, até agora, 70% do quantitativo foram saldados.

De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (Condisi/MS), Fernando Silva Souza, a chegada destes medicamentos é essencial para o êxito dos trabalhos das equipes multidisciplinares que atendem as 72 aldeias do Estado.

"Temos a segunda maior população indígena do país. São aproximadamente 65 mil índios e precisamos de medicamentos do kit básico, como antiinflamatórios e analgésicos, além de outros remédios para tratamentos mais complexos", afirma Fernando.

Para o coordenador regional no Amazonas, Narciso Cardoso, a agilidade adquirida para o remanejamento dos medicamentos foi bastante benéfica para a população indígena do Estado, pois fez com que o controle da validade dos remédios pudesse ocorrer com mais segurança.

"Antes, tínhamos dificuldade com a distribuição porque os medicamentos chegavam na coordenação com o prazo de validade próximo de expirar, além de o Amazonas ser um Estado com uma extensão territorial muito grande e de difícil acesso às áreas indígenas. Com essa nova distribuição, podemos garantir o acesso da população indígena aos medicamentos, para que possam fazer, de acordo com a prescrição, o tratamento médico," ressaltou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)