Quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 - 13h35
A Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, em conjunto com diversas articulações do movimento de Economia Solidária em Rondônia, realiza de 29 à 31 de janeiro de 2008, na Sede Social do Sintero,
Segundo a Coordenadora Nacional do FBES, Andréa Mendes, o objetivo é aprofundar temas dialogados no seio do movimento, tais como: Desenvolvimento na perspectiva da Economia Solidária; Produção, Comercialização e Consumo; Educação/Formação na Economia Solidária, que constituem o núcleo das discussões, que, porém, não são estanques, dialogando com outros temas relacionados às questões de Gênero, Raça e Etnia; Marco Legal da Economia Solidária; Finanças Solidárias; entre outros. A meta consiste em trabalhar estratégias de desenvolvimento da Economia Solidária em Rondônia além de discutir os rumos da Economia Solidária e dos Fóruns.
O público-alvo das plenárias são empreendimentos solidários e outras representações que articulam Economia Solidária no Estado de Rondônia, tais como instituições de Assessoria/Fomento e Gestores Públicos (Municipais e Estaduais), que constituem a estrutura do Fórum Estadual de Economia Solidária.
Como afirma Andréa Mendes, que também é Coordenadora Estadual do Projeto de Desenvolvimento Local e Economia Solidária/FUBRA/SENAES, é importante que os empreendimentos solidários, instituições de assessoria e gestores públicos estejam reunidos para debater e aprofundar coletivamente às deliberações do movimento trabalhadas ao longo dos últimos anos, encaminhando as prioridades de Rondônia à Plenária Nacional, através das representações eleitas na etapa estadual e dialogar internamente as estratégias de fortalecimento da Economia Solidária no Estado.
Mais de 100 pessoas dos vários territórios do Estado devem participar da Plenária Estadual. Existem cerca de 300 empreendimentos solidários mapeados no Estado, afirma a representação do FBES, destacando os municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim com maior números de articuladores da Economia Solidária. Pólos que já instituíram diálogo da Economia Solidária, através de Fóruns Locais.
A Equipe Articuladora da Plenária Estadual envolve várias instituições, tais como: Empreendimentos Solidários, CUT, PPDLES, SRTE/MTE, Prefeitura de Porto Velho, EMATER, ADA AÇAÍ, COOTRARON, Conselho do Trabalho, DFDA/MDA, Articuladores dos Territórios Rurais, UNIR, Cáritas, entre outros.
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a
Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por unanimidade, o Projeto de Lei 1036/2025, de autoria do Poder Executivo, que