Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Fórum de Economia Solidária realiza 3ª Plenária Estadual


A Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, em conjunto com diversas articulações do movimento de Economia Solidária em Rondônia, realiza de 29 à 31 de janeiro de 2008, na Sede Social do Sintero, em Porto Velho, a 3ª Plenária Estadual de Economia Solidária com encaminhamentos “Rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária”, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de março de 2008.

Segundo a Coordenadora Nacional do FBES, Andréa Mendes, o objetivo é aprofundar temas dialogados no seio do movimento, tais como: Desenvolvimento na perspectiva da Economia Solidária; Produção, Comercialização e Consumo; Educação/Formação na Economia Solidária, que constituem o núcleo das discussões, que, porém, não são estanques, dialogando com outros temas relacionados às questões de Gênero, Raça e Etnia; Marco Legal da Economia Solidária; Finanças Solidárias; entre outros. A meta consiste em trabalhar estratégias de desenvolvimento da Economia Solidária em Rondônia além de discutir os rumos da Economia Solidária e dos Fóruns.

O público-alvo das plenárias são empreendimentos solidários e outras representações que articulam Economia Solidária no Estado de Rondônia, tais como instituições de Assessoria/Fomento e Gestores Públicos (Municipais e Estaduais), que constituem a estrutura do Fórum Estadual de Economia Solidária.

Como afirma Andréa Mendes, que também é Coordenadora Estadual do Projeto de Desenvolvimento Local e Economia Solidária/FUBRA/SENAES, “é importante que os empreendimentos solidários, instituições de assessoria e gestores públicos estejam reunidos para debater e aprofundar coletivamente às deliberações do movimento trabalhadas ao longo dos últimos anos, encaminhando as prioridades de Rondônia à Plenária Nacional, através das representações eleitas na etapa estadual e dialogar internamente as estratégias de fortalecimento da Economia Solidária no Estado”.

Mais de 100 pessoas dos vários territórios do Estado devem participar da Plenária Estadual.  “Existem cerca de 300 empreendimentos solidários mapeados no Estado”, afirma a representação do FBES, destacando os municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim com maior números de articuladores da Economia Solidária. Pólos que já instituíram diálogo da Economia Solidária, através de Fóruns Locais.

A Equipe Articuladora da Plenária Estadual envolve várias instituições, tais como: Empreendimentos Solidários, CUT, PPDLES, SRTE/MTE, Prefeitura de Porto Velho, EMATER, ADA AÇAÍ, COOTRARON, Conselho do Trabalho, DFDA/MDA, Articuladores dos Territórios Rurais, UNIR, Cáritas, entre outros.

Fonte: Marcos Roberto

Mais Sobre Política

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo do Estado, a agilização de medidas administrativas e operacionais par

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Pela primeira vez uma deputada brasileira é escolhida para relatar a resolução da União Interparlamentar (UIP), um organismo que reúne parlamentares d