Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fórum de Economia Solidária realiza 3ª Plenária Estadual


A Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, em conjunto com diversas articulações do movimento de Economia Solidária em Rondônia, realiza de 29 à 31 de janeiro de 2008, na Sede Social do Sintero, em Porto Velho, a 3ª Plenária Estadual de Economia Solidária com encaminhamentos “Rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária”, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de março de 2008.

Segundo a Coordenadora Nacional do FBES, Andréa Mendes, o objetivo é aprofundar temas dialogados no seio do movimento, tais como: Desenvolvimento na perspectiva da Economia Solidária; Produção, Comercialização e Consumo; Educação/Formação na Economia Solidária, que constituem o núcleo das discussões, que, porém, não são estanques, dialogando com outros temas relacionados às questões de Gênero, Raça e Etnia; Marco Legal da Economia Solidária; Finanças Solidárias; entre outros. A meta consiste em trabalhar estratégias de desenvolvimento da Economia Solidária em Rondônia além de discutir os rumos da Economia Solidária e dos Fóruns.

O público-alvo das plenárias são empreendimentos solidários e outras representações que articulam Economia Solidária no Estado de Rondônia, tais como instituições de Assessoria/Fomento e Gestores Públicos (Municipais e Estaduais), que constituem a estrutura do Fórum Estadual de Economia Solidária.

Como afirma Andréa Mendes, que também é Coordenadora Estadual do Projeto de Desenvolvimento Local e Economia Solidária/FUBRA/SENAES, “é importante que os empreendimentos solidários, instituições de assessoria e gestores públicos estejam reunidos para debater e aprofundar coletivamente às deliberações do movimento trabalhadas ao longo dos últimos anos, encaminhando as prioridades de Rondônia à Plenária Nacional, através das representações eleitas na etapa estadual e dialogar internamente as estratégias de fortalecimento da Economia Solidária no Estado”.

Mais de 100 pessoas dos vários territórios do Estado devem participar da Plenária Estadual.  “Existem cerca de 300 empreendimentos solidários mapeados no Estado”, afirma a representação do FBES, destacando os municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim com maior números de articuladores da Economia Solidária. Pólos que já instituíram diálogo da Economia Solidária, através de Fóruns Locais.

A Equipe Articuladora da Plenária Estadual envolve várias instituições, tais como: Empreendimentos Solidários, CUT, PPDLES, SRTE/MTE, Prefeitura de Porto Velho, EMATER, ADA AÇAÍ, COOTRARON, Conselho do Trabalho, DFDA/MDA, Articuladores dos Territórios Rurais, UNIR, Cáritas, entre outros.

Fonte: Marcos Roberto

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)