Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 - 15h01
Começou hoje (20), o ‘Curso de Formação de Educadores em Saúde’, para profissionais que atuam na área, em 18 coordenações regionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em vários estados. A capacitação acontece no auditório da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO), em Porto Velho.
Durante abertura, o responsável pela Coordenação de Educação em Saúde (Coesa) da presidência da Funasa, Onivaldo Coutinho, disse que o evento é uma vitória do coletivo, especialmente, nesse momento de mudança pelo qual passa a instituição. “Além de ser um desafio, esta é uma oportunidade de reconhecimento ao trabalho que estes técnicos realizam, em todo país”, ressaltou.
O coordenador regional da Funasa, Josafá Piauhy Marreiro, ressaltou a coragem de realizar um curso de formação num momento de transição. Ele afirmou que “os prefeitos precisam entender a importância da realização do trabalho de educação em saúde paralelo ao andamento de qualquer obra na área saneamento básico”.
Após abertura oficial, sob a coordenação da instrutora da Coordenação Regional da Funasa do Ceará (Core-CE), Maria Dolores Duarte Fernandes, os participantes iniciaram os trabalhos do módulo, ‘Educação em Saúde e Educação Popular’, discutindo o conceito de educação.
Durante o dia de amanhã (21), o tema em discussão será ‘Educação popular em saúde e sua interface com educação em saúde. Até o dia primeiro de outubro, os 27 servidores da Funasa que participam da formação, irão discutir, entre outras questões: A educação e o agir educativo em saúde e saneamento; Redes Sociais; A comunicação, a mobilização social e o controle social; Políticas Públicas em Saúde e Saneamento; O monitoramento e a Avaliação das de educação em saúde; Educação em saúde – o agir da Funasa no SUS.
O curso tem como objetivo principal, proporcionar aos participantes uma melhor compressão das peculiaridades das comunidades e municípios atendidos pela Funasa, para aprofundamento sobre saúde, saúde pública, educação em saúde, saneamento ambiental e promoção da saúde, a fim de aperfeiçoar e qualificar a prática deste profissional.
Fonte: Júlio Aires
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)