Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 - 15h01
Começou hoje (20), o ‘Curso de Formação de Educadores em Saúde’, para profissionais que atuam na área, em 18 coordenações regionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em vários estados. A capacitação acontece no auditório da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO), em Porto Velho.
Durante abertura, o responsável pela Coordenação de Educação em Saúde (Coesa) da presidência da Funasa, Onivaldo Coutinho, disse que o evento é uma vitória do coletivo, especialmente, nesse momento de mudança pelo qual passa a instituição. “Além de ser um desafio, esta é uma oportunidade de reconhecimento ao trabalho que estes técnicos realizam, em todo país”, ressaltou.
O coordenador regional da Funasa, Josafá Piauhy Marreiro, ressaltou a coragem de realizar um curso de formação num momento de transição. Ele afirmou que “os prefeitos precisam entender a importância da realização do trabalho de educação em saúde paralelo ao andamento de qualquer obra na área saneamento básico”.
Após abertura oficial, sob a coordenação da instrutora da Coordenação Regional da Funasa do Ceará (Core-CE), Maria Dolores Duarte Fernandes, os participantes iniciaram os trabalhos do módulo, ‘Educação em Saúde e Educação Popular’, discutindo o conceito de educação.
Durante o dia de amanhã (21), o tema em discussão será ‘Educação popular em saúde e sua interface com educação em saúde. Até o dia primeiro de outubro, os 27 servidores da Funasa que participam da formação, irão discutir, entre outras questões: A educação e o agir educativo em saúde e saneamento; Redes Sociais; A comunicação, a mobilização social e o controle social; Políticas Públicas em Saúde e Saneamento; O monitoramento e a Avaliação das de educação em saúde; Educação em saúde – o agir da Funasa no SUS.
O curso tem como objetivo principal, proporcionar aos participantes uma melhor compressão das peculiaridades das comunidades e municípios atendidos pela Funasa, para aprofundamento sobre saúde, saúde pública, educação em saúde, saneamento ambiental e promoção da saúde, a fim de aperfeiçoar e qualificar a prática deste profissional.
Fonte: Júlio Aires
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM
A presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) so

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais
A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)