Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 - 15h01
Começou hoje (20), o ‘Curso de Formação de Educadores em Saúde’, para profissionais que atuam na área, em 18 coordenações regionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em vários estados. A capacitação acontece no auditório da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO), em Porto Velho.
Durante abertura, o responsável pela Coordenação de Educação em Saúde (Coesa) da presidência da Funasa, Onivaldo Coutinho, disse que o evento é uma vitória do coletivo, especialmente, nesse momento de mudança pelo qual passa a instituição. “Além de ser um desafio, esta é uma oportunidade de reconhecimento ao trabalho que estes técnicos realizam, em todo país”, ressaltou.
O coordenador regional da Funasa, Josafá Piauhy Marreiro, ressaltou a coragem de realizar um curso de formação num momento de transição. Ele afirmou que “os prefeitos precisam entender a importância da realização do trabalho de educação em saúde paralelo ao andamento de qualquer obra na área saneamento básico”.
Após abertura oficial, sob a coordenação da instrutora da Coordenação Regional da Funasa do Ceará (Core-CE), Maria Dolores Duarte Fernandes, os participantes iniciaram os trabalhos do módulo, ‘Educação em Saúde e Educação Popular’, discutindo o conceito de educação.
Durante o dia de amanhã (21), o tema em discussão será ‘Educação popular em saúde e sua interface com educação em saúde. Até o dia primeiro de outubro, os 27 servidores da Funasa que participam da formação, irão discutir, entre outras questões: A educação e o agir educativo em saúde e saneamento; Redes Sociais; A comunicação, a mobilização social e o controle social; Políticas Públicas em Saúde e Saneamento; O monitoramento e a Avaliação das de educação em saúde; Educação em saúde – o agir da Funasa no SUS.
O curso tem como objetivo principal, proporcionar aos participantes uma melhor compressão das peculiaridades das comunidades e municípios atendidos pela Funasa, para aprofundamento sobre saúde, saúde pública, educação em saúde, saneamento ambiental e promoção da saúde, a fim de aperfeiçoar e qualificar a prática deste profissional.
Fonte: Júlio Aires
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple