Segunda-feira, 30 de março de 2009 - 21h59
Domingo (29) à tarde um grupo de dez militares do Exército embarcou no aeroporto Governador Jorge Teixeira com destino à República do Haiti, compondo o 9º Contingente da Companhia de Engenharia da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), ao lado de outros militares da região Norte, que embarca em Manaus, num total de 35. O comandante de 5º Bec, tenente-coronel Paulo Viana esteve no aeroporto onde deu as últimas instruções ao grupo, “orientando-os para que bem representem o Exercito Brasileiro nessa nobre missão que é de promover a paz”. Viajaram seis sargentos, três cabos e um soldado da área de engenharia do 5º Bec que, em Manaus e na cidade de Aquidauana (Mato Grosso Sul), terão treinamento de 40 dias antes da viagem para o Haiti. O coronel Viana disse que os militares, voluntários, foram selecionados levando-se em consideração as condições fisicas e psicológicas de cada um, para que desempenhem satisfatorimente a missão. “Eles têm que estar preparados pois estarão em uma terra estranha, de muita miséria, de instabilidade permanente, cheia de problemas”. O comandante comentou que apesar das condições de extrema pobresa do país, as pessoas fazem questão de preservar o amor próprio, talvez pelo sofrimento e a humilhação de tanto tempo: “É interessante ver as crianças à caminho da escola com a melhor roupa, calçados bem cuidados, as meninas com trancinhas caprichadas, elegantes, podemos dizer. É pena que a qualidade do ensino é duvidosa”, acrescentou. O tempo de permanência de cada contingente no Haiti é de seis meses, quando serão substituidos e retornarão ao Brasil.
![]() |
|
1º sargento Davis viajou pensando no filho que vai nascer em julho, sem a sua presença. A esposa Edjania disse que quando o Davis Júnior crescer vai falar com orgulho que quando nasceu o pai estava numa missão de paz em um país sem paz. |
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)