Quarta-feira, 6 de abril de 2011 - 12h51
A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle, composta por seis senadores esteve em Rondônia para discutir a questão das usinas de Jirau e Santo Antônio, que estão com as obras paralisadas a mais de 15 dias. O deputado estadual Adelino Follador (DEM) é vice-líder da Comissão Temporária Especial, criada pela Assembleia Legislativa (ALE) para acompanhar a investigação da paralisação das obras.
Em Porto Velho os senadores reuniram-se no domingo (03/04) com sindicalistas e representantes da usina de Santo Antônio, depois a comitiva também visitou o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Já na manhã da segunda-feira (04/04) antes de se deslocar a usina de Jirau, os senadores estiveram reunidos com o governador Confúcio Moura (PMDB) e sindicalistas.
Na sequência a comissão esteve verificando a atual situação da usina de Jirau. Pela tarde os senadores reuniram-se com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa, “a visita é positiva e influencio para a retomada das obras de construção das usinas, repassamos as informações que colhemos através da Comissão Temporária Especial, acredito que elas poderão auxiliar a comissão em seu relatório, avalia o deputado Adelino Follador.
De acordo com o presidente da comissão, o senador Rodrigo Rolemberg (PSDB–DF), “as obras é de uma magnitude impressionante, na usina de Santo Antônio o clima é mais ameno se comparado com a de Jirau, pois os trabalhadores fizeram reivindicações habituais e não destruíram a estrutura. Já em Jirau o cenário é de destruição, metades dos alojamentos da usina viraram pó”, descreve. Rolemberg disse ainda que a falta de diálogo foi um dos fatores para os conflitos, “um relatório será produzido nos próximos dias e encaminhado ao governo federal para que as medidas sejam tomadas”, informou.
Um acordo foi firmado entre os sindicalistas e o consórcio construtor das usinas, as reivindicações dos trabalhadores de Santo Antônio foram parcialmente atendidas, como reajuste salarial de 5% para este mês, aumento no valor da cesta básica de R$100 para R$132, entre outras. A idéia é aplicar estas propostas em Jirau também.
“As obras nas usinas não podem ficar paradas, pois implicam em prejuízos para a economia de Rondônia. Acredito que o acordo é um dos caminhos para a retomada das obras e a segurança para os trabalhadores”, enfatiza deputado Adelino.
Os senadores que compõe a comissão, além do Rodrigo Rolemberg (PSDB–DF), são: Acir Gurgacz (PDT-RO), Blairo Maggi (PR-MT), Valdir Raup (PMDB-RO), Jorge Viana (PT-AC) e Ivo Cassol (PP-RO).
Fonte: Ascom
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) indicou ao Governo de Rondônia, em extenso à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade da dispo
Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), qu
Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da 2ª Marcha dos Vereadores