Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Follador acompanha Unger e defende o homem-natureza



O deputado Adelino Follador (DEM) acompanhou ontem o ex-ministro Roberto Mangabeira Unger em visita de trabalho pela região de Ariquemes, para ver de perto o universo onde pretende implantar sua teoria de Desenvolvimento sustentável, já que foi nomeado pelo Governo de Rondônia para coordenar o Plano Rondônia de Desenvolvimento.Follador acompanha Unger e defende o homem-natureza  - Gente de Opinião

Segundo o parlamentar o currículo do professor Mangabeira Unger dispensa comentário, eis que é um cientista reconhecido mundialmente e, neste ponto, o interesse de Rondônia, neste grande projeto, é utilizar o conhecimento e as proposta do professor, de modo que elas se transformem em projetos, modelo de desenvolvimento sustentável, sem agressão à natureza, mas com alternativa palpável de desenvolvimento para o homem que trabalha e vive da terra.

Ao lado de Follador, em Bom Futuro – região excessivamente degradada -, o professor disse que “minha ideia é colaborar com o governador para iniciar uma nova era", disse o ex-ministro, que foi responsável no governo de Lula pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), quando apresentou estudos e um conjunto de propostas para o desenvolvimento e a sustentabilidade da região. Nessa primeira etapa, segundo o ele, o objetivo é analisar o monitoramento para dinamizar o crescimento do Estado. De Bom Futuro, ontem (27), onde participou de reuniões com a comunidade e empresários, o ex-ministro foi a Jaru, e amanhã (29) estará em Ji-Paraná participando de um encontro com empresários e o governador Confúcio Moura (PMDB).

“Este é o momento de discutir, de debater os problemas e soluções do Estado nesta área. Temos boa vontade, metodologias e recursos para elaborar e implantar um projeto do qual possamos todos orgulhar”, disse Follador, ressaltando a importância do estabelecimento de critérios e normas procedimentais – o que virá com o Código Florestal – para que Rondônia não fique engessada no emaranhado discurso utópico preservacionista. “Queremos sim preservar a Amazônia, nossos recursos naturais, os ecossistemas, mas queremos, principalmente, preservar o homem que integra este universo amazônico, e que é o bem maior”, arrematou.

Do conjunto, são sete os pontos de conteúdo da proposta do ex-ministro para a Amazônia – regularização fundiária, política contra o desmatamento, auxílio aos pequenos produtores, reorganização da agricultura e pecuária, organização da rede industrial, transporte multimodal e ciência, capacitação e educação. Nesta fase o professor está ouvindo todos os segmentos, tirando dúvidas, firmando suas convicções, agregando informações importantes ao Plano Rondônia de Desenvolvimento, ao mesmo tempo em que vai enxugando sua proposta para o caso específico de Rondônia, estado que ele considera estratégico no Plano Brasil para a Amazônia.

Neste ponto, no caso local, Mangabeira Unger acredita que a prioridade máxima para que se atinja o desenvolvimento sustentável é promover a regularização fundiária, seguida do zoneamento ecológico e econômico. “O zoneamento nós já temos, e bem elaborado, mas ficamos na dependência da implementação de um responsável projeto de regularização fundiária”, afirmou Adelino Follador.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)