Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FOLHA PARALELA: Valter Araújo esclarece procedimento de apuração


 

As denúncias encaminhadas ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC), na quarta-feira (09.03), contra o deputado Maurinho Silva (PSDB) e, que por deliberação do plenário, foram enviadas à Corregedoria da Casa de Leis para a devida apuração. E nesta quinta-feira (10.04) o deputado Valter Araújo, Corregedor-Geral, em entrevista coletiva à imprensa, garantiu que fará a apuração dentro das normas, concedendo direito de defesa a todos os citados.

De maneira enfática, o Corregedor fez questão de esclarecer que “não existe qualquer espécie de folha paralela na Assembléia Legislativa. Tudo aqui é oficial. Vi isso em noticiário de Sites e fiquei preocupado porque aqui não existe também caixa dois, como quiseram sugerir”.

Sobre o tempo para a apuração, Valter Araújo esclareceu que é de 30 dias, mas que até agora ainda não recebeu a denúncia oficial por parte da Mesa Diretora da Assembléia. “Minha vontade é concluir os trabalhos no menor espaço de tempo. Se possível, em 15 dias. Quero começar a ouvir as pessoas já a partir da próxima quinta-feira. Mas é preciso que fique claro que ainda não recebi nada de maneira oficial. Estou prestando os esclarecimentos porque houve a notícia dos fatos e, na condição de Corregedor, não poderia aguardar mais tempo”.

A pedido dos jornalista, o deputado-corregedor entregou a cada representante de veículo de comunicação uma cópia da denúncia que foi encaminhada à Presidência do Poder Legislativo. “Não quero fazer juízo de valor. Não vou passar a mão na cabeça de ninguém, mas não posso acusar sem qualquer prova. Todos serão ouvidos. A princípio, quero ouvir o denunciante. Depois, serão chamado todos os citados na denúncia que, pelo que tomei conhecimento hoje, já se encontra com o Ministério Público Estadual e na Polícia Federal”.

Com relação ao deputado Maurinho Silva, o Corregedor da Assembléia Legislativa informou aos jornalistas que “ele disse que não sabe quem efetuou a denúncia, mas acredita que seja alguém que já trabalhou com ele em época de campanha, e que, na realidade, adquiriu duas casas, mas que os bens foram declarados no Imposto de Renda. Falou que tem poder aquisitivo suficiente para comprar os bens”. E sobre a possibilidade de afastamento do deputado Maurinho para que possa se defender das acusações, Valter Araújo falou que não sabia responder “porque a Mesa Diretora da Casa ainda não se pronunciou sobre a questão, muito menos o próprio parlamentar”. As acusações sobre o chefe de gabinete do deputado Maurinho de que estaria recebendo duplamente (da Assembléia e da Caerd), Valter garantiu que já consultou à Caerd e obteve a informação de que o mesmo se encontra cedido ao Poder Legislativo sem ônus para o órgão de origem. Portanto, está recebendo somente da Assembléia Legislativa.

Para concluir, Valter Araújo se comprometeu com os jornalistas de informa-los sobre o andamento da apuração da denúncia e que não vai trabalhar em conjunto com o Ministério Público, mas trocando dados para encerrar o caso o quanto antes. 
 
Fonte: ALE/RO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)