Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Flora quer pioneiro como patrono da ponte de Ji-Paraná


 

O movimento de vários segmentos da comunidade de Ji-Paraná, para que a ponte sobre o Rio Machado tenha como patrono o pioneiro Clodomir Lima, conhecido como Amiguinho, falecido há pouco tempo, recebeu a adesão da candidata a deputado estadual FloraFlora quer pioneiro como patrono da ponte de Ji-Paraná - Gente de Opinião Castelo Branco. Ela considera ser "fundamental que pessoas que tenham contribuído com a história de Rondônia, como é o caso do Amiguinho, sejam lembradas como patronas de monumentos, prédios, ruas e outras obras públicas".

Flora Valadares disser ser importante que sejam patronos de prédios e obras públicas, federais, estaduais e municipais em Rondônia, pessoas que tenham deixado um lastro positivo de contribuição com a história, a educação, as artes, a cultura e a economia regionais. "Aqui mesmo em Ji-Paraná temos o jornalista Edgar Vasconcelos, em Guajará a professora Francisca Quintão, primeira mulher a assumir a função de juiz de paz, em Pedras Negras, e em qualquer lugar que estejamos temos nomes capazes de fazer crescer ainda mais a homenagem que lhes forem concedidas", frisou a candidata a deputado estadual.

No encontro que teve com representantes da comunidade ji-paranaense, Flora Castelo Branco lembrou ser importante a valorização dos nomes dos que tenham oferecido praticamente suas vidas para que rondônia se desenvolva, e cujos nomes não podem desaparecer devendo, ao contrário, serem perpetuados".

Para Castelo Branco, "temos uma lista enorme de pessoas a que Rondônia muito deve, em qualquer das áreas de atividde humana, como é o caso do Amiguinho, cuja trajetória de mais de meio século em Vila Rondônia, depois Ji-Paraná, foi fundamental para inseri-lo na história e fazê-lo merecedor dessa homenagem".

A candidata lembrou que Amiguinho chegou a Ji-Paraná como garimpeiro de diamante e se instalou na pequena comunidade de então, ainda na década de 1940, passando depois a exercer várias outras ativ idades, gerando emprego para muits famílias e tornando o hotel denominado Amiguinho num ponto de referência para as pessoas que tinham necessidade de se hospedar na cidade.

Fonte: Lúcio Albuquerque
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)