Sábado, 12 de fevereiro de 2011 - 15h15
A superintendência de Rondônia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) firmaram parceria, ontem, no gabinete do Incra, para a implantação de um abatedouro de frango que atenderá aos criadores dos projetos de assentamento Flor do Amazonas 1, 2, 3 e 4.
O superintendente do Incra, Carlino Lima e o secretário da Seagri, Anselmo de Jesus, acordaram os termos para a elaboração do projeto básico de edificação e compra dos equipamentos para a agroindústria, que contará com recursos do programa do Incra denominado “Terra Sol” e apoio técnico da Seagri.
Segundo Carlino Lima, essa ação é parte do objetivo de proporcionar condições para as famílias sobreviverem nos assentamentos da reforma agrária com qualidade de vida. No ano passado, o órgão aprovou três projetos do Flor do Amazonas e destinou crédito a 73 agricultoras, na modalidade “Apoio Mulher” para a criação de aves e suínos, desde a construção das granjas, aquisição de equipamentos, matrizes, até a consolidação do negócio. As agricultoras foram também capacitadas através do Curso Básico de Manejo e Criação de Galinha Caipira, ministrado pelo órgão, através do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates). Hoje os quatro assentamentos possuem 2,5 mil frangos a serem comercializados com uma perspectiva de produção anual de 70 mil. “E o abatedouro vai aprimorar as condições de comercialização das aves”, complementou.
O programa Terra Sol apoia a agroindustrialização e a comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica e gestão e implantação ou recuperação de agroindústrias. Possui em Rondônia outros projetos em andamento como a instalação de 48 tanques de resfriamento de leite em Machadinho do Oeste, na Operação Arco Verde.
Fonte: Jeanne Machado
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar