Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiscais notificam moradores que ligam fossas à rede de drenagem na capital



A prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Fiscalização e postura, intensifica os trabalhos com o objetivo de combater diversas irregularidades na capital, como invasãoFiscais notificam moradores que ligam fossas à rede de drenagem na capital - Gente de Opinião de logradouros públicos, terrenos baldios e água servida jogada em vias públicas. Nesta quinta feira (4), após receber denúncias, os fiscais concentraram seus esforços na Rua Salgado Filho, bairro Mato Grosso.

Conforme a coordenadora de postura, Selimar Pereira da Silva, várias infrações foram detectadas no local, desde calçadas irregulares, canos de água servida e fossas ligadas à rede de drenagem, nas chamadas “bocas de lobos”. Os infratores são notificados e tem prazo de oito dias para resolver o problema, podendo ser prorrogado por mais oito dias. Em caso de persistir a desobediência, receberão multas que podem chegar a R$ 2.206,00.

Selimar explica que as fiscalizações são feitas atendendo planejamento da coordenadoria e solicitações de moradores, como é o caso da Rua Salgado Filho. Levantamentos realizados nos últimos cinco meses apontaram inúmeros problemas. “Agora estamos partindo diretamente para as ações”, enfatizou.

A coordenadoria conta com o apoio de uma equipe da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), órgão ao qual é subordinada. Tratores, escavadeiras, caçambas e homens ajudam a detectar as irregularidades e resolver os problemas. Na Rua Salgado Filho foi necessário acionar o “Tatuzão”, caminhão com equipamentos apropriados para desobstruir a rede de drenagem, devido a grande quantidade de fossas ligados à tubulação.

Ao mesmo tempo em que realiza trabalhos de fiscalização e notificação, a Coordenadoria de Postura distribui panfletos explicativos sobre as ações desenvolvidas pela prefeitura em diversos setores. Outro panfleto contém orientações para não jogar água servida na rua, não deixar entulhos e materiais de construção nas calçadas, manter terrenos baldios limpos e murados, dentre outros.

Os fiscais conversam com os moradores e explicam da necessidade de construir sumidouros nos quintais para não jogar água servida na rua, assim como a construção de fossa, já que a cidade ainda não possui rede de esgoto sanitário.

Fonte: Augusto José
Foto: Medeiros



 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)