Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FIMCA promove integração de Bombeiros-mirins e acadêmicos de Odontologia


Na manhã desta terça-feira (03 de outubro) entre 08h00 e 10h30min, um grupamento composto por vinte meninas e meninos de bombeiros-mirins estiveram nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA e Faculdade Metropolitana. A visitação ficou dividida em duas turmas, sendo uma pela manhã e outra turma à tarde, das 14h00 às 16h30.

Os bombeiros-mirins que vieram pela manhã, conheceram laboratórios, clínica odontológica, biblioteca, salas de aula, sob a supervisão dos monitores, cabos bombeiros Sandra Lima e Júnior Tavares que foram recebidos pela coordenadora do NAIA, Isabel Cristina, a coordenadora do Curso de Odontologia da FIMCA, Paula Beserra e também pela coordenadora de Pós-Graduação, Professora Fernanda Bijella, que ministrou palestra sobre saúde e a higiene bucal. A turma que virá à tarde participará da mesma programação.

Acadêmicos do Curso de Odontologia da FIMCA, supervisionados pela professora Fernanda Bijella realizaram atividades como escovação, aplicação flúor, e ainda entrega de kits odontológicos contendo escova, creme e fio dental.

O projeto dos bombeiros-mirins, criado pelo Coronel Dionizio Costa da Silva, implantado em abril de 2006, tem como coordenador o tenente Lindoval Rodrigues Leal, e forma sua primeira turma em dezembro deste ano. O projeto tem como parceiros, o Governo de Rondônia e Prefeitura do município de Porto Velho.

Segundo cabo Sandra, os bombeiros-mirins têm aulas três vezes por semana, aulas teóricas e práticas, principalmente relacionadas ao Corpo de Bombeiros como noções de salvamento, combate a incêndio, primeiros socorros, além de ensinamentos sobre ética e cidadania,cuidados com a saúde. Cabo Sandra informou ainda que são promovidas visitas como esta feita a FIMCA.

Cabo Sandra declarou que "o Projeto Bombeiros-mirins é voltado para o social realizado pelo Corpo de Bombeiros com o objetivo de atender crianças de famílias de baixa renda, na faixa etária entre 10 e 14 anos, desenvolvendo atividades no período em que elas estão fora da sala de aula". Sandra ressaltou ainda a importância social da integração dos participantes com o meio acadêmico proporcionado pela FIMCA. E finalizou dizendo que foram inscritos mais de mil meninas e meninos para sessenta vagas que foram preenchidas através de sorteio realizado pelos responsáveis no Colégio Tiradentes.

Fonte: FIMCA

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)