Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FIMCA lembra Dia do Farmacêutico


20 de janeiro é o Dia do Farmacêutico e a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA lembra e homenageia os profissionais da área, professores e acadêmicos do Curso de Farmácia da Instituição e de outras parabenizando a todos pela importância da data.
Segundo o diretor Aparício Carvalho “o Curso de Farmácia da FIMCA objetiva a formação de um profissional generalista com competência e capacidade técnico-científica e política para promover, prevenir e recuperar a saúde do cidadão. Formamos um profissional ético com capacidade técnica-científica e política em todos os níveis do sistema de saúde definindo, aplicando e promovendo ações de pesquisa e prestação de serviços na área de ciências farmacêuticas”.
O coordenador do Curso de Farmácia da FIMCA, Luiz Tagliani enfatiza que a estrutura curricular foi organizada de forma a assegurar o aproveitamento satisfatório do acadêmico e a permitir que haja disponibilidade de tempo para o desenvolvimento de atividades complementares à formação do aluno e enriquecedoras do currículo proposto, tais como iniciação científica, monitoria, estágios, projetos didáticos, de pesquisa e de extensão, e outras julgadas pertinentes. Além disso, a carga horária do currículo padrão será ocupada com aulas teóricas, práticas e outras atividades importantes como: seminários, congressos, palestras, visitas a instituições, estabelecimentos, grupos de discussão, projetos e eventos científicos.
Tagliani frisou ainda o perfil do profissional que a Instituição entregará a sociedade ao final do Curso, “Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual” e complementou dizendo “capacitamos este profissional para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em níveis individual e coletivo; realizar prática de forma integrada e contínua com as demais instâncias e com outros; pensar, analisar, criticar e propor soluções para os problemas de saúde; realizar serviços dentro dos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética; desenvolver atividades na área terapêutica e profilática junto à comunidade; preparar e dispensar medicamentos, sejam alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos”.
O Curso de Farmácia da FIMCA tem como compromisso assegurar aos acadêmicos a formação com competências e habilidades específicas para: manipular medicamentos em geral e dispensar especialidades farmacêuticas em todos os tipos de Estabelecimentos Farmacêuticos para atender às prescrições médicas, odontológicas e veterinárias; realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas; atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades; interpretar e avaliar prescrições; formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala; pesquisar, produzir, controlar e dispensar produtos homeopáticos; atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado; gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; responsabilizar-se pela guarda, controle de entorpecentes e produtos equiparados, dentro dos estabelecimentos farmacêuticos e hospitalares, anotando sua venda e consumo, para atender aos dispositivos legais.
Assessoria de Imprensa FIMCA
 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)