Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fim remuneração aos políticos pode reduzir escândalos


A proposta de acabar com a remuneração para os políticos, apresentada em Rondônia pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, e remetida ao Conselho Federal da OAB, pode ser a chave para eliminar com a profusão de escândalos políticos que acontece cotidianamente no Brasil. A observação é do próprio Hélio Vieira a propósito da denúncia divulgada essa semana pelo site de notícias G1, das Organizações Globo, sobre uma farra promovida com o dinheiro público pela Assembléia Legislativa do Acre.

De acordo com Hélio Vieira, que manteve contato com o presidente da Seccional da OAB no Acre, advogado Florindo Poester, “enquanto a sociedade brasileira não parar para debater esse assunto, teremos de conviver com esses escândalos políticos que acontece em ritmo tão frenético que os mais recentes fazem a opinião pública esquecer dos últimos”. O representante da advocacia rondoniense está movimentando a categoria para ampliar esse debate e já recebeu sinalização positiva do Conselho Federal da instituição

A Seccional da OAB no acre designou uma comissão para acompanhar as investigações sobre o escândalo denunciado pela mídia envolvendo a Assembléia Legislativa.

A tendência ao voluntariado, segundo o presidente da OAB Rondônia, tem mobilizado todas as classes em todo o país e, na advocacia, contribui para a valorização da classe. “Existem momentos em que a necessidade de Justiça é tão intensa que não se mede esforços para que ela seja alcançada. A satisfação de ver a alegria na face de um cidadão por muitas vezes já recompensa o trabalho realizado de forma gratuita. O amor ao próximo deve nortear a vida de todos”, acentua o advogado.

Custos elevados

A convicção do presidente da OAB em torno dos benefícios do exercício da atividade política de forma voluntária foi reforçada com a leitura do relatório da Transparência Brasil apontando os custos do legislativo brasileiro. De acordo com o estudo, a sociedade brasileira paga 6 bilhões de reais por ano para manutenção da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, redundando no gasto de R$ 11.500 por cada deputado e senador a cada minuto. É o mais alto custo se comparado aos gastos com parlamentares de outros 11 países, alguns bem mais ricos que o Brasil.

Hélio Vieira lembra também que enquanto no legislativo europeu e no Canadá, países sobejamente mais ricos que o Brasil, a média de custo anual com cada parlamentar não passa de 2,4 milhões por ano, enquanto no Brasil esse valor sobe para 6,6 milhões por cada deputado federal e 33,1 milhões por cada senador. “Acredito que só com o fim dos salários para os políticos a sociedade brasileira poderá ter melhor retorno de tanto dinheiro destinado a manutenção das Casas Legislativas”, aponta o presidente da OAB-Rondônia.

Caso a classe política aceite debater a idéia, já haveria, segundo o presidente da OAB Rondônia, uma demonstração de boa vontade para mudar o quadro atual. “Volto a citar como exemplo a atuação dos dirigentes da ordem dos Advogados do Brasil, que apesar de não ter remuneração, exerce função honorífica e desenvolve trabalho de grande relevância para o engrandecimento da advocacia brasileira”, reafirma Hélio Vieira, lembrando que não tem dúvida de que se o Brasil experimentar esse novo modelo certamente haverá redução dos casos de corrupção.

Hélio volta a lembrar que a OAB nacional defende a introdução da política voluntária como forma de diminuir corrupção no Brasil. Ele acrescenta que em abaixo assinado endossado pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e por presidentes da Ordem em 16 Estados, ficou manifestada essa decisão, com a adoção do financiamento público de campanhas eleitorais e atuação sem remuneração mensal, dispondo apenas da estrutura institucional já existente.

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)