Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FIM DOS INCENTIVOS FISCAIS


Em busca de alternativas para o setor empresarial, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a lei 231, que concedia incentivos fiscais às empresas que se instalaram em Rondônia nos últimos anos, o Secretário de Fazenda, José Genaro, se reuniu no dia 11 de junho, na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), com empresários e dirigentes da entidade.
"Enquanto em outros estados os incentivos fiscais continuam mantidos, em Rondônia e no Pará foram suspensos, o que é uma distorção que nos prejudica e muito, pois nos deixa em desvantagem em relação aos demais. A nossa sobrevivência depende da manutenção desses incentivos, para atrair empresas e para assegurar os investimentos já realizados, garantindo os milhares de empregos gerados. O governador Ivo Cassol está sensível e mobilizado para buscar formas de compensação, para que as empresas não sejam prejudicadas", explicou o secretário.
Genaro informou que vai levar a questão para a próxima reunião do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Confaz), que acontece dia 06/07. "A nossa intenção é pressionar o Confaz a se posicionar sobre o problema: ou acaba com os incentivos em todos os Estados, ou se mantém em todos. No nosso caso, vamos pedir apoio para que as empresas sejam anistiadas dos incentivos que já desfrutaram até então", completou.
O presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, manifestou a preocupação do setor empresarial com o período entre o dia 09/05 até a reunião do Confaz. "Será preciso encontrar uma forma de parcelar ou prorrogar o prazo de pagamento, pois as empresas não têm condições de honrar com os seus impostos, pois foram pegos de surpresa", observou. O Secretário de Fazenda garantiu que o Governo vai buscar todas as formas legais de retomar os incentivos e acredita numa saída para o impasse. "Porém, o Estado tem as suas fichas e vai usa-las no momento oportuno", assegurou Genaro, que não quis detalhar quais seriam essas medidas.

Mais de 17 mil empregos - Os incentivos fiscais, agora suspensos, foram decisivos para a criação de cerca de 17 mil empregos, num investimento superior a R$ 1 bilhão e que beneficiou a 179 empresas. “Agora, sem os incentivos, muitas empresas que contraíram empréstimos e assumiram riscos empresariais, estão em situação desesperadora, pois não podem mais honrar os compromissos", enfatizou Genaro.
O Governador Ivo Cassol já determinou que a Procuradoria Geral do Estado (P.G.E.) busque alternativas jurídicas para resolver a situação de modo a não prejudicar as empresas que se instalaram em Rondônia e sejam obrigadas a pagar o imposto devido retroativo, o que causaria sérios prejuízos a economia do estado. "Não é justo que apenas Rondônia e o Pará sejam prejudicados, a lei deve valer para todos, e mesmo assim sem prejudicar as empresas que foram beneficiadas com os incentivos obtidos na forma da lei em vigor", declarou o governador.

Fonte: Carlos Sperança - gentedeopinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)