Sexta-feira, 26 de março de 2010 - 10h57
A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff inaugurou na manhã da última quarta-feira (24) com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, 208 quilômetros de pavimentação da BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú integrou o ato bastante concorrido a que compareceram políticos de Rondônia e do Amazonas. Na ocasião, também foi inaugurado um terminal hidroviário em Humaitá, onde uma multidão aguardava pelas autoridades visitantes, que foram recebidas pelo governador do Amazonas.
Representantes da classe empresarial e política ali estiveram com o objetivo de apoiar o evento, os governadores de Rondônia e do Amazonas, Ivo Cassol e Eduardo Braga, os senadores Valdir Raupp, Acir Gurgacs e Fátima Cleide, além dos deputados federais, Marinha Raupp, Eduardo Valverde e Lindomar Garçon.
De acordo com o presidente do Sistema FIERO, a principal vitória foi à assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte da BR-319, sobre o rio Madeira, orçada em R$ 210 milhões, a obra irá beneficiar os dois estados. "É uma luta antiga e em breve será realidade", comemorou Denis Baú. “Em seu discurso a ministra Dilma Rousseff reafirmou o compromisso do presidente Lula em restaurar a BR-319 e fazer dela um exemplo para o mundo. O eixo central da BR será uma estrada parque. A construção levará em consideração o meio ambiente, o desenvolvimento e o interesse dos mais 20 mil brasileiros que moram na região. As obras de recapeamento na BR-319 continuam em outros trechos, com previsão de conclusão total em 2011. A ponte sobre o rio Madeira deverá ser iniciada no próximo mês.
Segundo ainda Baú, a BR-319 e a construção da ponte são obras de extrema importância para ambos os estados, em particular para população de Porto Velho e Humaitá. “Foi um momento de muito entusiasmo porque um dos maiores obstáculos à nova rota do Atlântico acabou a partir do momento em que a ministra Dilma assinou a Ordem de Serviço para início imediato das obras da ponte sobre o Rio Madeira. Se pensarmos numa rota de comércio, de integração comercial com vistas ao Oceano Atlântico. Precisamos das pontes para transpor os rios, que nos dão velocidade e agilidade no transporte e na logística dos produtos manufaturados. Em nosso ponto de vista dentro daquele grande projeto, que a classe empresarial do estado enxerga como a Rota do Atlântico, na medida em que a nossa ligação com Manaus, dali em diante, a estrada até Caracas, a estrada ligando as Guianas, ligando ao Suriname, está praticamente concluída a sua área pavimentada, os maiores obstáculos seriam as chamadas “obras de arte” para transposição desses grandes rios que temos na Amazônia e vindos de Manaus para cá, estão em execução e agora vamos iniciar a tão sonhada e tão esperada ponte sobre o rio Madeira, atravessando nossa capital”, afirmou.
Baú lembra que “os mais de 200 quilômetros entregues da rota do Atlântico, nos aproximam cada vez mais da fase de viabilidade do intercâmbio comercial, não apenas com Manaus, importante polo industrial da região Amazônica, mas também com Roraima, países como o Caribe, e do norte da América do Sul. É mais uma ótima notícia. Mais um marco histórico nesta caminhada e nesta nova dimensão que o estado de Rondônia está acalentando. A conclusão dessa primeira fase do asfalto e o início das obras das pontes vem coroar mais uma vez a nossa rota para o Atlântico, transformando Porto Velho efetivamente no maior hub brasileiro, na medida em que daqui poderemos distribuir nossos produtos para vários pontos do continente e por vários modais à disposição – o rodoviário, fluvial, e vamos continuar nesta batalha, nesta conscientização da classe política, do governo estadual e federal, da necessidade de se investir no modal de baixo custo de longa distância, que é o modal ferroviário” enfatizou.
Ele enfatiza que a cada dia as notícias são as melhores. Baú finalizou dizendo que a luta da FIERO é como uma novela que só vai encerrar com a melhoria da qualidade de vida. Um filme épico que somente vai encerrar, com um final feliz, por que vai trazer efetivamente a melhoria do poder aquisitivo, melhoria do padrão de vida de toda a sociedade rondoniense.
Baú voltou a destacar a parceria da FIERO com o governador de Rondônia, Ivo Cassol, que tem investido em infraestrutura. “O que o Governo Federal vem fazendo comunga com os esforços com o governo estadual, que está transformando todo o interior do estado numa grande malha viária para melhorar o escoamento dos produtos, sejam eles agropecuários, sejam industriais, ou manufaturados. O empresário cada vez que testemunha que os governos fazendo seus investimentos em infraestutura, ele se anima e projeta novas dimensões para seu negócio, novos mercados, com isso impulsionando o motor gerador da economia de qualquer região do mundo. Precisamos continuar caminhando numa mesma direção transformando e consolidando Rondônia como o novo coração da América do Sul”.
“Esta é mais uma importante obra que vai ajudar Rondônia a exportar a sua produção agrícola, atrair indústrias e incentivar o turismo em nosso estado”, afirmou o governador Ivo Cassol. Durante a solenidade Dilma Roussef parabenizou o DNIT, representado pelo diretor geral Luís Pagot, pela execução das obras, em especial o recapeamento da rodovia e a ponte do rio Madeira. Ela também citou a preocupação do governador Ivo Cassol, com o qual se reuniu várias vezes em Brasília, para tratar das obras de saneamento de Porto Velho. “Não é possível que a população que tem a maior quantidade de água doce no mundo não tenha água tratada e esgoto em suas casas, mas isso vai mudar graças à parceria do Governo Federal com o Governo do Estado de Rondônia”, disse ela.
Fonte: Ascom/FIERO
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc