Segunda-feira, 2 de agosto de 2010 - 21h08
Na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (02/08), o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Altamiro Souza da Silva, para o cargo de Deputado Estadual, nas Eleições Gerais de 2010.
O Ministério Público Eleitoral ajuizou ação de impugnação de registro de candidatura, aduzindo que: a) O impugnado se encontra inelegível, porque, nos últimos oito anos, teve rejeitadas suas contas, alusivas ao exercício do cargo de Prefeito de Alto Paraíso/RO; b) A irregularidade é insanável e configura ato doloso de improbidade administrativa; c) A decisão passada pelo Tribunal de Contas é definitiva.
Em seu voto, o relator, Juiz Federal Élcio Arruda, assim se manifestou: “A discussão se circunscreve à ocorrência de motivos ensejadores de inelegibilidade, precisamente questão volvida a contas desaprovadas. Em razão da prática de atos de gestão, caracterizados pela gerência de recursos públicos e/ou ordenador de despesas, o ex-Prefeito Municipal de Alto Paraíso teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas Estado de Rondônia (TCE/RO), exercício 2005, por decisão irrecorrível. O julgamento, por demandar conhecimento técnico, compete exclusivamente ao Tribunal de Contas, dispensando-se o crivo ulterior do Poder Legislativo”.
Salientou, ainda, que na hipótese vertente, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia declarou irregulares as contas, sob o fundamento de não atenderm aos pressupostos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ao final, o relator concluiu a fundamentação de seu voto registrando: “Contra a decisão baixada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, nenhuma medida judicial foi empolgada, daí a subsistência dos pressupostos ao interdito de inelegibilidade: rejeição por vício insanável, de contas alusivas ao exercício de cargos ou funções públicas, pelo órgão competente; prática de ato ímprobo; natureza irrecorrível da decisão proferida pelo órgão competente; inexistência de provimento (antecipatório/cautelar/definitivo), emanado pelo Poder Judiciário. Nestes termos, há de ser abrigado o pedido ministerial”.
O relator encaminhou a votação no sentido de Julgar procedente a impugnação ministerial e indeferir o registro de candidatura de Altamiro Souza da Silva, sendo acompanhado pela maioria dos membros do Tribunal. Divergiu o Juiz Paulo Rogério José.
Fonte: TRE-RO
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)