Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'Ficha Limpa' precisa valer para as eleições deste ano, defende Moreira Mendes



Brasília, 13/mai/2010 – O deputado Moreira Mendes defendeu hoje que as regras do Ficha Limpa – projeto que proíbe a candidatura de políticos condenados na justiça – sejam aplicadas já nas eleições de outubro próximo, como é o desejo da maioria da população brasileira. Segundo ele, a Câmara dos Deputados fez a sua parte e cabe agora ao Senado votar a matéria em regime de urgência para permitir que a regra entre logo em vigor.

“Acredito que o Senado vai votar esse projeto nos próximos 15 ou 20 dias, até porque esse é um projeto de iniciativa popular. Portanto, o Senado vai cumprir o seu papel”, prevê.

Para Moreira Mendes, as discussões de caráter jurídico sobre a aplicação ou não das novas regras ainda nas eleições deste ano são desnecessárias, uma vez que o que deve prevalecer é a vontade do povo, que não quer ver a medida protelada. “Na minha opinião de modesto advogado, acho que ela (a lei) é auto-aplicável, e não há nenhuma razão para não se aplicar neste processo eleitoral”.

Moreira se diz otimista em relação à nova lei, uma vez que o seu partido já vem adotando os princípios do ficha limpa na escolha dos seus candidatos. “Nós, do PPS, já temos na nossa lei - que é o estatuto partidário - a proibição de candidaturas de pessoas com a ficha suja. Ou seja, fizemos a nossa parte no partido. Agora temos a lei para reforçar aquilo que no âmbito do partido já havíamos decidido”, frisou.

Recesso

O deputado também fez severas críticas à proposta do líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de antecipar o recesso do Congresso em razão da copa do mundo. “O nosso papel aqui não é assistir jogo de futebol, não! O nosso papel como deputados e senadores é trabalhar, é legislar, que é o que esta Casa não tem feito”, disse ele, citando como exemplo da inércia do poder legislativo a própria questão ambiental. “Olha aí essa questão ambiental, como sufoca hoje o produtor rural brasileiro! Está aqui capengando. A gente não consegue colocar na pauta para votar. E aí você pega um deputado líder do Governo que vem fazer uma proposição para a gente deixar de trabalhar para assistir jogo de futebol, é muito triste”, lamentou.

Moreira disse, ainda, que os demais poderes da República devem “cortar na carne” para mostrar à população que todos são iguais perante a lei, e que o Brasil pretende partir no caminho “da ética, da decência e da moralização na política”.

Fonte: Claudivan Santiago
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)