Quinta-feira, 13 de maio de 2010 - 17h10
Brasília, 13/mai/2010 – O deputado Moreira Mendes defendeu hoje que as regras do Ficha Limpa – projeto que proíbe a candidatura de políticos condenados na justiça – sejam aplicadas já nas eleições de outubro próximo, como é o desejo da maioria da população brasileira. Segundo ele, a Câmara dos Deputados fez a sua parte e cabe agora ao Senado votar a matéria em regime de urgência para permitir que a regra entre logo em vigor.
“Acredito que o Senado vai votar esse projeto nos próximos 15 ou 20 dias, até porque esse é um projeto de iniciativa popular. Portanto, o Senado vai cumprir o seu papel”, prevê.
Para Moreira Mendes, as discussões de caráter jurídico sobre a aplicação ou não das novas regras ainda nas eleições deste ano são desnecessárias, uma vez que o que deve prevalecer é a vontade do povo, que não quer ver a medida protelada. “Na minha opinião de modesto advogado, acho que ela (a lei) é auto-aplicável, e não há nenhuma razão para não se aplicar neste processo eleitoral”.
Moreira se diz otimista em relação à nova lei, uma vez que o seu partido já vem adotando os princípios do ficha limpa na escolha dos seus candidatos. “Nós, do PPS, já temos na nossa lei - que é o estatuto partidário - a proibição de candidaturas de pessoas com a ficha suja. Ou seja, fizemos a nossa parte no partido. Agora temos a lei para reforçar aquilo que no âmbito do partido já havíamos decidido”, frisou.
Recesso
O deputado também fez severas críticas à proposta do líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de antecipar o recesso do Congresso em razão da copa do mundo. “O nosso papel aqui não é assistir jogo de futebol, não! O nosso papel como deputados e senadores é trabalhar, é legislar, que é o que esta Casa não tem feito”, disse ele, citando como exemplo da inércia do poder legislativo a própria questão ambiental. “Olha aí essa questão ambiental, como sufoca hoje o produtor rural brasileiro! Está aqui capengando. A gente não consegue colocar na pauta para votar. E aí você pega um deputado líder do Governo que vem fazer uma proposição para a gente deixar de trabalhar para assistir jogo de futebol, é muito triste”, lamentou.
Moreira disse, ainda, que os demais poderes da República devem “cortar na carne” para mostrar à população que todos são iguais perante a lei, e que o Brasil pretende partir no caminho “da ética, da decência e da moralização na política”.
Fonte: Claudivan Santiago
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)