Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 21h25
A aprovação do projeto Ficha Limpa pelo Senado - mesmo com as alterações introduzidas pelo substitutivo da Câmara dos Deputados - representa uma vitória da sociedade e vai dar uma nova cara à política brasileira. A opinião é do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, que vê, na aprovação do projeto, um passo importante para outras conquistas que a sociedade deve buscar.
A seccional Rondônia da OAB é uma das primeiras a encampar a luta pelo projeto Ficha Limpa, instituindo em 2004 o comitê pela ética e contra a corrupção eleitoral que se notabilizou por reunir todos os candidatos para assinar termo de compromisso com uma campanha sem agressões e se comprometendo a fazer uma administração livre da corrupção, caso sejam eleitos. Paralelo a esse comitê que funciona nos anos de eleições, o presidente Hélio Vieira implantou o projeto OAB Cidadania, para debater com a sociedade e abordar a classe estudantil levando palestras sobre noções de direitos e deveres.
Nesse trabalho, que chegou a contactar mais de 40 mil estudantes em todo o estado, a OAB contou com aliados como a própria Justiça Eleitoral, o Ministério Público, Igrejas e sindicatos, para falar da importância do voto consciente, contra a venda do voto e a fiscalização que a sociedade deve manter sobre os políticos eleitos para que esses cumpram aquilo que prometeu em campanha.
“Minha expectativa nesse momento, é a de que o presidente Lula dê uma demonstração de grandeza e de sintonia com a sociedade sancionando o projeto antes do dia 9 de junho para que ele possa valer já para as eleições desse ano”, afirma Hélio Vieira. Para o advogado, mesmo com o risco de o Tribunal Superior Eleitoral decidir pela aplicabilidade da nova Lei só para as próximas eleições, ainda assim há o que comemorar.
De acordo com Hélio Vieira, muitos não acreditavam na possibilidade de aprovação de um projeto como o Ficha Limpa, que feria interesses de vários parlamentares do Congresso Nacional enrolados com a Justiça. No entanto, observa Hélio, a pressão da sociedade foi mais forte e prevaleceu o interesse comum. O presidente da OAB assegura que a instituição vai continuar com o trabalho de levar palestras às escolas e associações para continuar difundindo a importância da participação da sociedade como protagonista das mudanças que o país necessita.
Fonte: Carlos Araújo
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)