Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 11h51
O presidente da Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron), José Ferreira Martins, fez um balanço nesta segunda-feira, 14, Dia Mundial do Doador de Sangue, sobre a mobilização extra que a unidade vem fazendo para aumentar o estoque de sangue disponível no Banco de Sangue para abastecer os hospitais públicos e privados do Estado.
Reunido com o secretário estadual de Saúde (Sesau), Milton Moreira, Martins explicou que ele e a secretária-adjunta da Sesau, Josefa Lourdes, percorreram na última sexta-feira (11) emissoras de televisão e de rádio para pedir à população que se some a essa empreitada para doação e aumento do estoque de sangue. “Nós ressaltamos que neste momento o empenho da Imprensa em nos auxiliar tem sido de extrema importância”, frisou Martins.
O diretor reforçou que são necessárias cerca de 100 bolsas ao dia para a manutenção do estoque da Fhemeron, mas essa meta só tem sido alcançada em torno de 70%. Segundo ele, fatores como o aumento populacional, o aumento do número de acidentes de trânsito, bem como a oferta de novos serviços médicos como as cirurgias cardíacas, de coluna, neurológicas, entre outras, elevaram o consumo de sangue, o que tem feito a unidade reforçar as campanhas e novos pedidos de parcerias para doações.
Entre os parceiros que a Fhemeron reuniu na última sexta-feira estiveram a Polícia Militar, cujo comando garantiu a coleta de 80 bolsas de sangue; o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, o Serviço Nacional do Comércio (Senac), que garantiu reunir as demais unidades do Sistema S para se juntar ao propósito (Sest-Senat, Sebrae, Sesc), a Universidade Federal de Rondônia, as Faculdades Fimca e Uniron.
A Fhemeron fez pit stop na Avenida Carlos Gomes na sexta-feira com a participação da Ordem Demolay e permaneceu aberta durante a manhã de sábado. O calendário de coletas inicia-se nesta segunda-feira com os novos parceiros, com coletas a partir das 13h30 na Faculdade FIMCA. Na terça-feira, 15, a coleta permanece na Fhemeron e na quarta e quinta-feiras, a concentração será na nos campi da Uniron, no Shopping e na Mamoré.
Durante a reunião dos parceiros ficou definido ainda que serão feitas reuniões com os dirigentes dos consórcios das usinas hidrelétricas, mas há ainda resistência para manutenção do dia de folga que a Lei preconiza ao doador. José Ferreira Martins explica que a doação é um ato voluntário, que é realizado pela própria vontade do doador. Todo o sangue coletado é analisado no laboratório da Fhemeron para ser posteriormente distribuído aos hospitais e, segundo ele, já houve cancelamento de cirurgias por falta de sangue para realizá-las.
Fonte: A/I SESAU
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al