Segunda-feira, 5 de novembro de 2007 - 14h37
O Secretário de Estado de Administração Penitenciária de Rondônia, Gilvan Cordeiro Ferro, afirmou nesta segunda-feira (05) que a Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário tem total autonomia para investigar e responsabilizar possíveis infratores alvos de denúncias de tortura e maus-tratos cometidos dentro das Unidades Prisionais do estado.
Gilvan se refere à denúncia feita pelo senhor Jair Rocha Siqueira, 34 anos, que ficou preso na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva em Porto Velho no período de 05 a 29 de outubro deste ano. O mesmo procurou o secretário na última quinta-feira (01) para formalizar denúncia contra agentes penitenciários plantonistas daquele Estabelecimento Penal.
“Encaminhamos o cidadão para a Corregedoria onde o mesmo relatou os fatos. A partir das informações prestadas, já estamos colhendo dados preliminares para que seja instaurada uma sindicância no sentido de apurar as denúncias e os atos dos possíveis envolvidos”, revelou Gilvan Ferro que também enfatizou o papel da Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário como um elo entre a sociedade, o apenado e o Estado.
Em 2006, a Corregedoria instaurou 96 sindicâncias, 12 processos administrativos e vários procedimento preliminares. Neste ano já somam 60 sindicâncias e 12 processos administrativos que culminaram na responsabilização e afastamento de vários agentes.
Fonte: A/I SEAPEN
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)