Terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 21h52
Em encontro com a senadora Fátima Cleide (PT-RO), na tarde desta terça-feira (17), o ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio, disse que colocará em pauta até o fim deste ano processo de regularização do Instituto Federal Tecnológico (Ifet), de Porto velho.
Acompanhada do reitor do Ifet Rondônia, Raimundo Jimenez, a senadora frisou que as aulas poderiam ter começado há três anos. “Ministro, a obra está pronta, mas o espaço continua ocioso. Essa estrutura já pode ser liberada para que os jovens sejam formados. Se estivessem estudando, os alunos já estariam no 4º semestre”, disse Fátima.
A obra era do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios (Cetene), que foi construída pelo extinto Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional). Posteriormente, foi doada pelo Sebrae de Rondônia. Tudo está pronto desde 2001. A estrutura e os equipamentos foram construídos e comprados pelo governo federal. Mas uma pendência impediu o repasse da obra ao ministério da Educação, que repassaria ao Instituto Federal.
Fátima destacou a importância do Ifet para a população de Porto velho. “Em função das hidrelétricas, a cidade está precisando de mão de obra qualificada. A juventude rondoniense precisa de qualificação para suprir a demanda de trabalho para essas obras que são fundamentais para Rondônia e para o Brasil”, disse.
Em abril deste ano, a senadora Fátima e o superintendente do Sebrae de Rondônia, Pedro Teixeira, foram ao TCU e conversaram com o presidente, Ubiratan Aguiar. Naquela ocasião, Aguiar disse que daria provimento para aprovação do processo 9.372/02.
Na época em que conversou com Aguiar, a senadora disse que uma questão jurídica não poderia deixar os alunos fora da sala de aula há tanto tempo. “Meu interesse é ver a instituição funcionar com os alunos estudando”, destacou Fátima.
Fonte: Henrique Teixeira
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes