Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima volta a pedir prioridade ao TCU para regularização do Instituto Federal de RO



Em encontro com a senadora Fátima Cleide (PT-RO), na tarde desta terça-feira (17), o ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio, disse que colocará em pauta até o fim deste ano processo de regularização do Instituto Federal Tecnológico (Ifet), de Porto velho.

Acompanhada do reitor do Ifet Rondônia, Raimundo Jimenez, a senadora frisou que as aulas poderiam ter começado há três anos. “Ministro, a obra está pronta, mas o espaço continua ocioso. Essa estrutura já pode ser liberada para que os jovens sejam formados. Se estivessem estudando, os alunos já estariam no 4º semestre”, disse Fátima.

A obra era do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios (Cetene), que foi construída pelo extinto Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional). Posteriormente, foi doada pelo Sebrae de Rondônia. Tudo está pronto desde 2001. A estrutura e os equipamentos foram construídos e comprados pelo governo federal. Mas uma pendência impediu o repasse da obra ao ministério da Educação, que repassaria ao Instituto Federal.

Fátima destacou a importância do Ifet para a população de Porto velho. “Em função das hidrelétricas, a cidade está precisando de mão de obra qualificada. A juventude rondoniense precisa de qualificação para suprir a demanda de trabalho para essas obras que são fundamentais para Rondônia e para o Brasil”, disse.

Em abril deste ano, a senadora Fátima e o superintendente do Sebrae de Rondônia, Pedro Teixeira, foram ao TCU e conversaram com o presidente, Ubiratan Aguiar. Naquela ocasião, Aguiar disse que daria provimento para aprovação do processo 9.372/02.

Na época em que conversou com Aguiar, a senadora disse que uma questão jurídica não poderia deixar os alunos fora da sala de aula há tanto tempo. “Meu interesse é ver a instituição funcionar com os alunos estudando”, destacou Fátima.

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)