Quinta-feira, 30 de outubro de 2008 - 12h41
Ministros da Educação, do Planejamento e Finanças e parlamentares da América Latina e Europa estão reunidos na Cidade do México para debater Políticas de financiamento da educação que favoreçam a coesão social, tema do seminário iniciado ontem que se estende até esta sexta-feira.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO), que integra a Comissão de Educação do Senado, foi indicada para participar do evento, organizado por Eurosocial, um programa da Comissão Européia que tem por objetivo melhorar a coesão social na América Latina por meio de intercambio de experiências e conhecimentos entre administrações públicas européias e latino-americanas e os setores de justiça, educação, saúde e emprego.
Este intercâmbio é de especial importância para o tema que se propõe. Os Estados têm papel central na definição de políticas e recursos para a educação, instrumento de desenvolvimento econômico e social, essencial para o bem-estar não só do indivíduo mas também da sociedade em seu conjunto. Mas para melhorar o êxito na coesão social, isto é, a igualdade de oportunidades, sem discriminação, com respeito à diversidade e construção da cidadania, é preciso irá alem das metas de estender e melhorar os sistemas educativos. Por isso este debate se realiza, diz a senadora Fátima.
Entre os painéis que estão em debate destacam-se: A organização territorial e os sistemas de financiamento a serviço da redução da desigualdade; Estudos sobre políticas de financiamento da educação; existência de uma cultura de avaliação para melhorar a coesão social e investimentos em educação como fator de desenvolvimento.
Coordenadores representando os países presentes se reúnem nesta sexta para reunir documentos produzidos no seminário. A intenção da Eurosocial é produzir um curso destinado a funcionários públicos dos setores encarregados de financiar e conceber políticas sociais, particularmente as votadas para educação.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Alero no enfrentamento à violência de gênero
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marca a luta histórica das mulheres por direitos políticos, trabalhistas e sociais. Mais d

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, considerada uma das medidas

Alex Redano anuncia destinação de R$ 7 milhões para recuperação de ruas em Ariquemes
A Prefeitura de Ariquemes recebeu R$ 7 milhões destinados à recuperação de ruas do município. O recurso foi viabilizado por meio de articulação do
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)