Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FÁTIMA: Regularização de área superior a 2 mil hectares está sendo feita pela União


Por gestão da senadora Fátima Cleide, a regularização de uma área superior a 2 mil hectares, no perímetro urbano de Porto Velho, está sendo feita pela União. A informação é do superintendente de Patrimônio da União (SPU), Antônio Roberto dos Santos.

“Já efetivamos a transferência de vários imóveis ou se encontram em fase de transferência”, relata o superintendente em documento encaminhado à senadora Fátima. Entre as áreas transferidas para a prefeitura destacam-se terrenos da Feira do Produtor; Camelódromo; Parque das Águas; porto hidroviário; Estação da Madeira-Mamoré; praça dos Engraxates; praça Aluísio Ferreira e Mercado Municipal.

O que a senadora pretende, ao acionar há pouco mais de um ano o Ministério do Planejamento, a quem é vinculada a SPU, é regularizar a situação não apenas do ponto de vista institucional, transferindo área da União para o município ou o Estado, mas resolver a situação de milhares de famílias que precisam obter o título definitivo de propriedade do terreno em que moram. “Sem isso, essas pessoas estão de mãos amarradas, sem poder acessar crédito, por exemplo”, diz Fátima.

Conforme a senadora, inicialmente a SPU se ocupou do levantamento das ocupações, públicas e privadas, notificando todos os ocupantes, e analisou a documentação de origem existente, excluindo bens públicos. “Foi uma providência necessária para evitar a transferência de bens públicos ou privados. Nessa área, há imóveis ocupados pela Justiça Federal, Justiça Eleitoral e Ministério Público Federal, entre outros”.

A área em questão é compreendida entre a avenida Presidente Dutra e o rio Madeira e entre a avenida Rio de Janeiro e a Superintendência de Portos e Hidrovia, Soph.

Entre os imóveis cuja titularidade está sendo feita para o Estado estão os ocupados pelo Tribunal de Justiça; Assembléia Legislativa (novo prédio) e teatro. “Outros órgãos do Estado estão com processo de instrução em andamento”, afirma a senadora.

Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)