Terça-feira, 5 de junho de 2007 - 18h00
Ao lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente na tribuna do Senado, hoje(5), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) novamente declarou ser favorável à construção das hidrelétricas do Madeira, "uma fonte de energia limpa", reafirmando ser necessário que os empreendimentos sejam executados com responsabilidade social e ambiental.
Após apresentar dados que mostram a deterioração do meio ambiente no mundo, a senadora propôs reflexão sobre "a sociedade que queremos ser e em que mundo queremos viver, já que o modelo de sociedade que temos seguido até aqui, fundada em insustentáveis padrões de consumo, nos trazem os dramáticos resultados de agora".
Nos países desenvolvidos, a indústria contribui com cerca de 80% das emissões de carbono na atmosfera. Nestes países, o consumo desenfreado é responsável em grande parte pelo aquecimento global, que, segundo estudos científicos, em pouco tempo irá ultrapassar a marca dos 2 graus centígrados no aquecimento global, neste século.
Segundo Fátima, essa febre planetária tem provocado tempestades mais fortes e mais freqüentes, derretimento de geleiras, ondas de calor e secas, entre outras mazelas, que impactam a economia e a segurança dos povos.
"Há perdas de safras agrícolas, e consequentemente perdas na produção de alimentos; há novas disputas por recursos e são maiores os gastos com o enfrentamento de desastres ambientais", registrou Fátima.
Fonte: Mara Paraguassu
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)