Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima pede área da União para regularizar propriedade de famílias na Capital


A regularização fundiária de uma área superior a 2 milhões de hectares no perímetro urbano de Porto Velho, capital de Rondônia, irá permitir a cerca de 4.500 famílias e comerciantes da região que obtenham o título de propriedade do terreno onde moram ou exercem suas atividades. Para que isso aconteça, é necessária a transferência desta área, que é da União, para o município.

A senadora Fátima Cleide(PT-RO), a fim de colaborar com o avanço do programa de regularização fundiária em Porto Velho, iniciado em 2005 pela gestão do prefeito Roberto Sobrinho, encaminhou nesta quarta-feira(12), ao presidente Lula e ao ministro Paulo Bernardo(Planejamento), documento solicitando a doação da área com base na lei 9636, de maio de 1998, que trata da regularização, administração e alienação de bens imóveis sob a tutela da União.  O memorial descritivo da área também foi encaminhado.

"Nesta área, de domínio da União, as milhares de famílias não podem contar com o titulo de propriedade dos imóveis, e por isso encontram muitos problemas, vivendo em situação precária, porque não se arriscam a melhorar moradias assentadas numa propriedade com situação legal incerta", afirma a senadora.

Na área, ao longo da avenida Presidente Dutra - iniciando-se na confluência da  rua Rio de Janeiro, até o Jardim das Palmeiras e Porto Graneleiro - com terrenos próximos ao Rio Madeira, estão famílias que ali moram há 50 anos. 

A senadora Fátima informou ainda ao presidente Lula sobre o trabalho de regularização fundiária que está sendo realizado com êxito pela prefeitura, uma iniciativa descartada por sucessivos antecessores de Sobrinho.

"Este trabalho tem o reconhecimento da sociedade de Porto Velho, especialmente das pessoas que moram nas áreas carentes, onde a regularização fundiária é extremamente importante e foi iniciada com sucesso", afirma Fátima.

O gerente regional de Patrimônio da União em Rondônia, Antonio Roberto, já conversou com assessores do mandato e da prefeitura e está à disposição para colaborar na tramitação deste processo. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)