Quinta-feira, 13 de agosto de 2009 - 12h23
Com uma palestra sobre a conjuntura da educação no atual Plano Nacional de Educação, PNDE, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) marca presença, nesta sexta-feira (14), no 12º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), que se realiza até domingo, em Ji-Paraná.
A abordagem da senadora contempla a forma como foi elaborado o atual PNE, seguindo o princípio neoliberal de reduzida presença do Estado, “com a educação sendo privatizada de forma indireta, pela diminuição de investimentos, e direta, ao liberar a implantação de escolas e instituições de ensino superior privadas”, passa pela reversão adotada no governo Lula, com o esforço de ampliação de investimentos, valorização dos trabalhadores e universalização do acesso à educação pública de qualidade.
A senadora lembra que o governo Lula teve de anular lei deixada pela gestão anterior que impediu o avanço da educação profissional e tecnológica ao decidir pela não construção de novas escolas técnicas e agrotécnicas federais. “Foram longos anos sem ampliação de tão importante estrutura de ensino”, diz.
Depois da palestra, a senadora segue para Cacoal, onde participa da inauguração do laboratório de informática do campus da Universidade Federal de Rondônia, estrutura que contou com emenda parlamentar de R$ 100 mil, articulada pelo mandato. No sábado, ainda no município, ela visita propriedades de agricultura familiar que estão implantando o programa Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais) com seu apoio.
A senadora também irá a Jaru, onde participa de ato de 17 anos do assentamento 14 de agosto, e comparece à abertura da Conferência de Educação de Teixeiropólis, na escola Pioneira.
Fonte: Mara Paraguassu
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)