Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima e Valverde são dos poucos políticos que defendem direitos indígenas



Fátima e Valverde são dos poucos políticos que defendem direitos indígenas, afirmam caciques da etnia Gavião

O cacique Katarino Gavião e o representante da Comissão Nacional de Propostas Indígenas, Weliton Gavião, se reuniram com a senadora e candidata à reeleição Fátima Cleide (PT), na tarde de quarta-feira (15), em Ji-Paraná, quando pediram apoio para aprovação de projetos em tramitação no Congresso Nacional que garantem direitos dosFátima e Valverde são dos poucos políticos que defendem direitos indígenas - Gente de Opinião povos indígenas.

A sanção da lei de criação da Secretária de Saúde Indígena, planos de educação, valorização da cultura e a demarcação de terras indígenas entre outros temas em debate no plano nacional foram citados pelos líderes da etnia Gavião.

Na oportunidade, Katarino e Weliton confirmaram apoio à campanha eleitoral de Fátima ao Senado e Eduardo Valverde ao governo. Segundo eles, projetos como os que foram destacados dependem do empenho de governadores, deputados federais e senadores comprometidos com a causa, e Fátima e Valverde são dos poucos políticos do estado que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Indígenas e Rondônia não pode perder esta representação.

A senadora agradeceu a confiança e ressaltou que a população indígena pode continuar contando com o compromisso dela na luta pelos direitos humanos dos indígenas, das mulheres, das crianças, dos idosos e todos que formam parcela mais vulnerável da sociedade.

Fonte:  Rose Viegas / Foto: J. Gomes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)