Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima diz que transposição representa coerência com sua trajetória política



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) subiu à tribuna, na noite desta quarta-feira (16), para comemorar a aprovação em primeiro turno, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição que transfere para a União a folha de servidores do antigo território de Rondônia. Ela é a autora da matéria (PEC 483/05), que ainda passará por votação em segundo turno e, se for aprovada, retornará ao Senado, devido às modificações realizadas na Câmara.

Fátima Cleide lembrou que a proposta foi apresentada por ela em 2003, tendo sido aprovada no Senado em 2005, ano em que foi enviada à Câmara. “Essa é a grande proposta que unifica toda a classe política de Rondônia”, declarou, ressaltando que "toda a bancada federal do estado, entre deputados federais e senadores, esforçou-se para que o texto fosse aprovado".

Ela justificou a apresentação da matéria no ano em que se elegeu senadora. “É a coerência de nossas ações. Estou senadora, mas não me afastei das lutas dos sindicatos. E no meu Estado, várias das pessoas que estão aqui, como o ex deputado Daniel Pereira e vereador Mário Jorge, sabem disso”.

Fátima lembrou que no Senado foi importante a contribuição do senador Mozarildo Cavalcanti (RR), que deu parecer favorável à matéria na Comissão de Constituição e Justiça.

Ela destacou a contribuição dos sindicalistas e da bancada do PMDB para a aprovação da PEC 483. “Houve um esforço coletivo para que chegasse a esse votação, que teve 397 votos e que contou com apoio do governo federal, o compromisso do líder Henrique Fontana na Câmara.. Sofremos acusações e disseram que o PT e o PMDB tinham abandonado essa matéria. Uma grande inverdade”.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) disse que “a senadora é uma grande guerreira e batalhadora” e que a dinâmica da PEC é uma “iniciativa parlamentar que permite o caminho que Rondônia conquistou”. Registrou ainda que os recursos poderão ser aplicados no Estado nas áreas de saúde, educação e “isso é resultado de uma iniciativa do Congresso, muito bem conduzida pela senadora”.

Votação na Câmara

Durante a votação na Câmara, a senadora Fátima e o senador Valdir Raupp permaneceram no plenário com os deputados. Manifestaram-se na ocasião os deputados Moreira Mendes (PPS), Mauro Nazif (PSB), Eduardo Valverde (PT) e Marinha Raupp (PMDB).

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)