Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima diz que transposição representa coerência com sua trajetória política



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) subiu à tribuna, na noite desta quarta-feira (16), para comemorar a aprovação em primeiro turno, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição que transfere para a União a folha de servidores do antigo território de Rondônia. Ela é a autora da matéria (PEC 483/05), que ainda passará por votação em segundo turno e, se for aprovada, retornará ao Senado, devido às modificações realizadas na Câmara.

Fátima Cleide lembrou que a proposta foi apresentada por ela em 2003, tendo sido aprovada no Senado em 2005, ano em que foi enviada à Câmara. “Essa é a grande proposta que unifica toda a classe política de Rondônia”, declarou, ressaltando que "toda a bancada federal do estado, entre deputados federais e senadores, esforçou-se para que o texto fosse aprovado".

Ela justificou a apresentação da matéria no ano em que se elegeu senadora. “É a coerência de nossas ações. Estou senadora, mas não me afastei das lutas dos sindicatos. E no meu Estado, várias das pessoas que estão aqui, como o ex deputado Daniel Pereira e vereador Mário Jorge, sabem disso”.

Fátima lembrou que no Senado foi importante a contribuição do senador Mozarildo Cavalcanti (RR), que deu parecer favorável à matéria na Comissão de Constituição e Justiça.

Ela destacou a contribuição dos sindicalistas e da bancada do PMDB para a aprovação da PEC 483. “Houve um esforço coletivo para que chegasse a esse votação, que teve 397 votos e que contou com apoio do governo federal, o compromisso do líder Henrique Fontana na Câmara.. Sofremos acusações e disseram que o PT e o PMDB tinham abandonado essa matéria. Uma grande inverdade”.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) disse que “a senadora é uma grande guerreira e batalhadora” e que a dinâmica da PEC é uma “iniciativa parlamentar que permite o caminho que Rondônia conquistou”. Registrou ainda que os recursos poderão ser aplicados no Estado nas áreas de saúde, educação e “isso é resultado de uma iniciativa do Congresso, muito bem conduzida pela senadora”.

Votação na Câmara

Durante a votação na Câmara, a senadora Fátima e o senador Valdir Raupp permaneceram no plenário com os deputados. Manifestaram-se na ocasião os deputados Moreira Mendes (PPS), Mauro Nazif (PSB), Eduardo Valverde (PT) e Marinha Raupp (PMDB).

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)