Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima condena assassinato de vereador e parabeniza 2ª Conferência da Mulher


A senadora Fátima Cleide (PT-RO) foi ao plenário na manhã desta sexta-feira (17) para falar sobre três assuntos. Entre eles o assassinado do presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Edison Luiz Gasparotto, da greve dos professores em Rondônia e em especial das Conferências da Mulher.
Ao falar do assassinato de Gasparotto, Fátima se solidarizou com os familiares do vereador e pediu rigor nas investigações. “A polícia precisa encontra os autores dessa covardia. Esse crime não pode ficar impune”, destacou a senadora.
Em seguida, falou sobre a greve dos professores em Rondônia que decorre do descaso do governo estadual na educação. “A categoria a muitos anos é desrespeitada. O governo do estado não pode ficar alheio as reivindicações dos professores”, frisou Fátima. 
A senadora Fátima também lembrou da 2ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que começa hoje e termina na próxima segunda (20). 
Ao finaliza o discurso, Fátima elogiou a realização da 10ª Conferência Regional da Mulher da América Latina e do Caribe, que aconteceu na semana passada na capital do Equador. Ela ressaltou que uma das propostas do documento final do evento – do qual participou representando o Congresso Nacional – defende a adoção de medidas e mecanismos, inclusive reformas legislativas, para garantir às mulheres maior participação em cargos públicos e representação política com a meta de alcançar paridade nas instituições públicas.

Nesse contexto, a senadora fez em Plenário um apelo para que os deputados federais que tratam da reforma política, que tramita na Câmara, discutam mecanismos que possam ampliar a presença da mulher no Legislativo. De acordo com ela, 42% das vagas do Senado na Argentina são de mulheres e, na Câmara daquele país, a participação é de 33%.
– E nós, no Senado do Brasil, somos apenas 10% e, na Câmara, 9%. Precisamos avançar muito – afirmou ela.
Fátima Cleide citou ainda um levantamento feito pela Inter-Parliamentary Union, envolvendo 189 países, segundo o qual o Brasil ocupa a 102ª posição em termos de representação feminina na política. Na América do Sul, essa pesquisa indica que o país está em último lugar.
A parlamentar ressaltou que estiveram presentes no evento mulheres de mais de trinta países, e que essa conferência “é um evento que abraça as mulheres negras, índias, pobres, ricas, trabalhadoras urbanas e rurais, organizadas ou não em movimentos de defesa dos direitos da mulher”.

Mulheres negras
Outro evento registrado pela senadora foi o lançamento, ocorrido na última terça-feira (14), do livro Mulheres Negras do Brasil, de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil.
– Com cerca de 950 imagens que ilustram o cotidiano, o livro apresenta um novo olhar sobre o passado e busca superar a invisibilidade dessas heróicas mulheres em nossa história, destacando suas contribuições na formação da identidade brasileira – disse ela.
Fátima Cleide homenageou ainda Irene Morgan, falecida na semana passada, considerada a primeira mulher negra a rejeitar publicamente as leis de segregação norte-americanas. A parlamentar lembrou que, em 1944, Irene se negou a ceder seu assento em um ônibus a pessoas de cor branca, em Baltimore, “e com esse gesto mudou a história dos negros norte-americanos e do próprio país”.
Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)