Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima condena assassinato de vereador e parabeniza 2ª Conferência da Mulher


A senadora Fátima Cleide (PT-RO) foi ao plenário na manhã desta sexta-feira (17) para falar sobre três assuntos. Entre eles o assassinado do presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Edison Luiz Gasparotto, da greve dos professores em Rondônia e em especial das Conferências da Mulher.
Ao falar do assassinato de Gasparotto, Fátima se solidarizou com os familiares do vereador e pediu rigor nas investigações. “A polícia precisa encontra os autores dessa covardia. Esse crime não pode ficar impune”, destacou a senadora.
Em seguida, falou sobre a greve dos professores em Rondônia que decorre do descaso do governo estadual na educação. “A categoria a muitos anos é desrespeitada. O governo do estado não pode ficar alheio as reivindicações dos professores”, frisou Fátima. 
A senadora Fátima também lembrou da 2ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que começa hoje e termina na próxima segunda (20). 
Ao finaliza o discurso, Fátima elogiou a realização da 10ª Conferência Regional da Mulher da América Latina e do Caribe, que aconteceu na semana passada na capital do Equador. Ela ressaltou que uma das propostas do documento final do evento – do qual participou representando o Congresso Nacional – defende a adoção de medidas e mecanismos, inclusive reformas legislativas, para garantir às mulheres maior participação em cargos públicos e representação política com a meta de alcançar paridade nas instituições públicas.

Nesse contexto, a senadora fez em Plenário um apelo para que os deputados federais que tratam da reforma política, que tramita na Câmara, discutam mecanismos que possam ampliar a presença da mulher no Legislativo. De acordo com ela, 42% das vagas do Senado na Argentina são de mulheres e, na Câmara daquele país, a participação é de 33%.
– E nós, no Senado do Brasil, somos apenas 10% e, na Câmara, 9%. Precisamos avançar muito – afirmou ela.
Fátima Cleide citou ainda um levantamento feito pela Inter-Parliamentary Union, envolvendo 189 países, segundo o qual o Brasil ocupa a 102ª posição em termos de representação feminina na política. Na América do Sul, essa pesquisa indica que o país está em último lugar.
A parlamentar ressaltou que estiveram presentes no evento mulheres de mais de trinta países, e que essa conferência “é um evento que abraça as mulheres negras, índias, pobres, ricas, trabalhadoras urbanas e rurais, organizadas ou não em movimentos de defesa dos direitos da mulher”.

Mulheres negras
Outro evento registrado pela senadora foi o lançamento, ocorrido na última terça-feira (14), do livro Mulheres Negras do Brasil, de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil.
– Com cerca de 950 imagens que ilustram o cotidiano, o livro apresenta um novo olhar sobre o passado e busca superar a invisibilidade dessas heróicas mulheres em nossa história, destacando suas contribuições na formação da identidade brasileira – disse ela.
Fátima Cleide homenageou ainda Irene Morgan, falecida na semana passada, considerada a primeira mulher negra a rejeitar publicamente as leis de segregação norte-americanas. A parlamentar lembrou que, em 1944, Irene se negou a ceder seu assento em um ônibus a pessoas de cor branca, em Baltimore, “e com esse gesto mudou a história dos negros norte-americanos e do próprio país”.
Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)