Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima condena assassinato de vereador e parabeniza 2ª Conferência da Mulher


A senadora Fátima Cleide (PT-RO) foi ao plenário na manhã desta sexta-feira (17) para falar sobre três assuntos. Entre eles o assassinado do presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Edison Luiz Gasparotto, da greve dos professores em Rondônia e em especial das Conferências da Mulher.
Ao falar do assassinato de Gasparotto, Fátima se solidarizou com os familiares do vereador e pediu rigor nas investigações. “A polícia precisa encontra os autores dessa covardia. Esse crime não pode ficar impune”, destacou a senadora.
Em seguida, falou sobre a greve dos professores em Rondônia que decorre do descaso do governo estadual na educação. “A categoria a muitos anos é desrespeitada. O governo do estado não pode ficar alheio as reivindicações dos professores”, frisou Fátima. 
A senadora Fátima também lembrou da 2ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que começa hoje e termina na próxima segunda (20). 
Ao finaliza o discurso, Fátima elogiou a realização da 10ª Conferência Regional da Mulher da América Latina e do Caribe, que aconteceu na semana passada na capital do Equador. Ela ressaltou que uma das propostas do documento final do evento – do qual participou representando o Congresso Nacional – defende a adoção de medidas e mecanismos, inclusive reformas legislativas, para garantir às mulheres maior participação em cargos públicos e representação política com a meta de alcançar paridade nas instituições públicas.

Nesse contexto, a senadora fez em Plenário um apelo para que os deputados federais que tratam da reforma política, que tramita na Câmara, discutam mecanismos que possam ampliar a presença da mulher no Legislativo. De acordo com ela, 42% das vagas do Senado na Argentina são de mulheres e, na Câmara daquele país, a participação é de 33%.
– E nós, no Senado do Brasil, somos apenas 10% e, na Câmara, 9%. Precisamos avançar muito – afirmou ela.
Fátima Cleide citou ainda um levantamento feito pela Inter-Parliamentary Union, envolvendo 189 países, segundo o qual o Brasil ocupa a 102ª posição em termos de representação feminina na política. Na América do Sul, essa pesquisa indica que o país está em último lugar.
A parlamentar ressaltou que estiveram presentes no evento mulheres de mais de trinta países, e que essa conferência “é um evento que abraça as mulheres negras, índias, pobres, ricas, trabalhadoras urbanas e rurais, organizadas ou não em movimentos de defesa dos direitos da mulher”.

Mulheres negras
Outro evento registrado pela senadora foi o lançamento, ocorrido na última terça-feira (14), do livro Mulheres Negras do Brasil, de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil.
– Com cerca de 950 imagens que ilustram o cotidiano, o livro apresenta um novo olhar sobre o passado e busca superar a invisibilidade dessas heróicas mulheres em nossa história, destacando suas contribuições na formação da identidade brasileira – disse ela.
Fátima Cleide homenageou ainda Irene Morgan, falecida na semana passada, considerada a primeira mulher negra a rejeitar publicamente as leis de segregação norte-americanas. A parlamentar lembrou que, em 1944, Irene se negou a ceder seu assento em um ônibus a pessoas de cor branca, em Baltimore, “e com esse gesto mudou a história dos negros norte-americanos e do próprio país”.
Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)