Terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 17h41
Durante a Sessão Especial realizada no Senado nesta terça-feira (29), quando se comemorou os dez anos da lei que pune a compra de votos, a senadora Fátima Cleide alertou que o combate a essa prática no Brasil não tem sido fácil.
Em seu discurso, Fátima destacou que essa realidade vem mudando gradualmente, mas que a sociedade precisa participar intensamente dessa luta contra a corrupção eleitoral. “O combate a corrupção em suas mais diversas facetas requer uma luta ampla, intensa, incansável da qual não só os agentes políticos devem participar, sendo também prescindível a mobilização do conjunto da sociedade”, disse.
A Lei 9.840/99 que pune a compra de votos já cassou de 2000 a 2008 pelo menos 660 políticos entre prefeitos e vereadores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi a primeira lei de iniciativa popular aprovada pelo Congresso.
Por outro lado, a senadora chamou atenção pela grande dúvida que vive o estado de Rondônia com relação à eficácia da Lei Eleitoral, em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a apreciação do processo do governador. “O povo de Rondônia aguarda que o Supremo tenha olhos porque eu acredito que de todos os processos de governadores o mais grave e o mais consistente em termos de provas é o do governador do estado de Rondônia”, frisou Fátima.
Presente a Sessão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – entidades que fazem parte do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral – levaram outra proposta de iniciativa popular. O objetivo agora é proibir que candidatos com ficha suja possam ser candidatos.
O projeto, que reuniu mais de 1,3 milhões de assinaturas em vários estados brasileiros, foi entregue hoje de manhã ao presidente da Câmara, Michel Temer.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)