Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide: Minc não vai retirar moradores de reserva florestal em RO



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (26), promessa feita pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que nenhum morador será retirado da Reserva Florestal Bom Futuro, em Rondônia. A senadora participou de audiência com o ministro em que foi discutido plano do governo federal para a retirada de ocupantes ilegais da reserva, criada em 1988 e onde têm sido registrados focos de invasão.

Localizada no norte do estado de Rondônia, a Reserva do Bom Futuro tem cerca de 250 mil hectares com cobertura florestal predominantemente nativa.

Fátima Cleide considerou um grande avanço nas negociações para a retirada de intrusos da área a garantia dada pelo ministro Carlos Minc de que nenhum morador será desalojado. Segundo ela, apenas serão instaladas no local barreiras do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes para impedir a extração de madeira da reserva. Também haverá a retirada do gado que é criado no local.

- Será dado um prazo de seis meses para a retirada do gado, começando por aqueles produtores que têm um maior número de cabeças naquela localidade, mas em momento nenhum haverá a retirada das pessoas que estão lá, ocupando aquela área por mais de dez, quinze ou até vinte anos, produzindo além do leite, café, milho, arroz e outros produtos da agricultura familiar - disse a senadora.

Fátima Cleide informou ainda que o ministro Carlos Minc prometeu que será implantado na área um projeto de desenvolvimento sustentável, que permitirá aos ocupantes irregulares modificar o seu modo de produção, preservando o meio ambiente através de reflorestamentos, e, ao mesmo tempo, recebendo do poder público pagamento pelos serviços ambientais prestados.


Servidores de Rondônia

A senadora por Rondônia relatou ainda audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) para solicitar rapidez na tramitação da proposta de emenda Constitucional (PEC 483/05) de sua autoria que transfere servidores do antigo território de Rondônia para os quadros da União.

- O presidente José Sarney recebeu os nossos sindicalistas e se comprometeu a conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que esta matéria possa ser o mais rápido possível apreciada pelo Plenário daquela Casa - informou a senadora, acrescentando que a matéria está pronta para entrar na pauta.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)