Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FÁTIMA CLEIDE: Em Rondônia não há presídio feminino


Na audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta terça-feira (27), senadores, ministros e especialistas trataram por quase cinco horas sobre o sistema penitenciário no Brasil, por conta da adolescente presa e abusada sexualmente em uma cela com cerca de vinte homens numa delegacia da cidade de Abaetetuba (PA).

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) frisou que o País não pode ficar apenas na indignação e no discurso fácil, mas buscar soluções para as mulheres, homens e menores que se encontram no sistema carcerário brasileiro. “Como todo brasileiro estou indignada com o caso dessa adolescente abusada sexualmente. Precisamos melhorar o sistema para evitar a ocorrência de novos casos”, disse.

No Brasil, se estima que a população carcerária seja de 420 mil presidiários e que apenas 5% do total são detentas, ou seja, 21 mil mulheres. Em todo o país existem 1.136 estabelecimentos penais, sendo que 55 são presídios femininos. “Em Rondônia não há nenhuma penitenciária feminina”, contou Fátima.

A convite da senadora, participou dos debates o coordenador do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Carlos Roberto Mariatti, coordenador do Departamento Penitenciário Nacional, ligado ao Ministério da Justiça.

A ministra da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres Nilcéa Freire, mencionou a decadência de anos do sistema carcerário. “Essa situação nos revolta e nos indigna, mas não nos surpreende”, frisou Nilcéa. A ministra também falou sobre a institucionalização da violência que ocorre tacitamente contra a mulher. “As mulheres sofrem há anos vários tipos de agressões porque é uma forma de manter a ordem por um sistema machista e patriarcal”, finalizou.

Segundo a ministra, o governo federal tem disponibilizado recursos por meio da Secretaria de Mulheres, do programa Pronasci e no Plano Plurianual (PPA) 2008/2011. “Continuaremos trabalhando sem nenhum espetáculo e sem querer tirar nenhum proveito político desse episódio lamentável”, comentou Nilcéa.

“O trabalho da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres tem conseguido como nunca melhorias para a mulher”, enfatizou Fátima.

Fonte:Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)