Terça-feira, 27 de novembro de 2007 - 15h26
Na audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta terça-feira (27), senadores, ministros e especialistas trataram por quase cinco horas sobre o sistema penitenciário no Brasil, por conta da adolescente presa e abusada sexualmente em uma cela com cerca de vinte homens numa delegacia da cidade de Abaetetuba (PA).
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) frisou que o País não pode ficar apenas na indignação e no discurso fácil, mas buscar soluções para as mulheres, homens e menores que se encontram no sistema carcerário brasileiro. “Como todo brasileiro estou indignada com o caso dessa adolescente abusada sexualmente. Precisamos melhorar o sistema para evitar a ocorrência de novos casos”, disse.
No Brasil, se estima que a população carcerária seja de 420 mil presidiários e que apenas 5% do total são detentas, ou seja, 21 mil mulheres. Em todo o país existem 1.136 estabelecimentos penais, sendo que 55 são presídios femininos. “Em Rondônia não há nenhuma penitenciária feminina”, contou Fátima.
A convite da senadora, participou dos debates o coordenador do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Carlos Roberto Mariatti, coordenador do Departamento Penitenciário Nacional, ligado ao Ministério da Justiça.
A ministra da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres Nilcéa Freire, mencionou a decadência de anos do sistema carcerário. “Essa situação nos revolta e nos indigna, mas não nos surpreende”, frisou Nilcéa. A ministra também falou sobre a institucionalização da violência que ocorre tacitamente contra a mulher. “As mulheres sofrem há anos vários tipos de agressões porque é uma forma de manter a ordem por um sistema machista e patriarcal”, finalizou.
Segundo a ministra, o governo federal tem disponibilizado recursos por meio da Secretaria de Mulheres, do programa Pronasci e no Plano Plurianual (PPA) 2008/2011. “Continuaremos trabalhando sem nenhum espetáculo e sem querer tirar nenhum proveito político desse episódio lamentável”, comentou Nilcéa.
“O trabalho da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres tem conseguido como nunca melhorias para a mulher”, enfatizou Fátima.
Fonte:Henrique Teixeira
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)