Terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 19h33
Participo nesta quarta-feira da Conferência de Educação de Porto Velho. Na quinta-feira já estarei em Brasília. Rondônia está de parabéns: praticamente todos os 52 municípios já realizaram suas conferencias municipais. O ciclo dessa etapa preparatória à conferência estadual é encerrado neste mês de agosto. Teremos então a etapa estadual e, no mês de abril do ano que vem, faremos a Conferência Nacional de Educação, Conae.
Estive nas conferências de Teixeirópolis, Presidente Médici, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Em algumas regiões contei com o apoio e representação de vereadores de meu partido ou assessores do mandato.
É muito importante essa etapa. Nela já estamos discutindo o tema central da Conae, que é a construção de um sistema nacional articulado de educação, algo parecido com o SUS, na saúde.
Uma histórica luta dos movimentos sociais e do Partido dos Trabalhadores também é item que vale revigoramento: a definição de um percentual do PIB a ser aplicado na educação. No atual PNE, elaborado ainda no governo anterior, não foi definido esse percentual porque o então presidente FHC vetou artigo que tratava do índice, estabelecido em 7%.
O Brasil aplica menos do índice que queríamos naquela época. A educação básica é a menos favorecida. Um novo Plano Nacional de Educação precisa ser elaborado. Precisamos avançar nas políticas bem-sucedidas adotadas pelo atual governo, mas não apenas isso: o país precisa fazer opção pela educação, opção que beneficiará crianças e jovens, composição expressiva da sociedade. Se não investirmos em capital humano, a produtividade e o crescimento serão artigos sazonais, sem a estabilidade requerida, especialmente pelos menos afortunados.
Fonte: Blog da Fátima Cleide
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)