Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 18h43
Durante sessão especial para homenagear os professores, a senadora Fátima Cleide (PT-DF) criticou os governadores do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Mato Grosso do Sul e do Ceará por terem entrado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a lei que obriga os estados a pagar um piso salarial de R$ 950 aos professores.
- Milhões de professores no país sofrem com o descaso e a indiferença, transformados em elogios em um único dia - lamentou, referindo-se à comemoração do Dia do Professor.
Fátima Cleide disse que os professores são "atacados" pelos governantes que ignoram suas condições de trabalhado. Ela criticou os governos estaduais e municipais por não providenciar mais salas de aula, levando professores e alunos a sofrer desgaste ainda maior.E apontou para o não cumprimento da lei que garante aos professores o pagamento da hora-atividade para desenvolverem atividades fora da sala de aula, o que, considera, não pode ser feito com carga horária semanal de 40 horas.
Conquistas
Por outro lado, Fátima Cleide enumerou realizações do governo Lula na área educacional, como a criação de 30 universidades públicas, 150 escolas técnicas federais e centros tecnológicos. Mencionou também a realização de concursos públicos, com especial destaque para o Fundode Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), segundo ela, um regime de "cooperação solidária e responsável" entre os três níveis da Federação.
A senadora elogiou a disposição do ministro da Educação Fernando Haddad em prestar esclarecimentos na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) sobre a fraude nas provas do Exame do Ensino Médio (Enem). Ela isentou o MEC de qualquer responsabilidade, atribuindo a exigência do sigilo à empresa contratada. E disse que a realização das provas, numa operação conjunta entre Polícia Federal, Forças Armadas e Correios, representará uma oportunidade de fortalecimento do Estado brasileiro.
Fátima Cleide parabenizou todas as categorias de professores, desde a educação infantil até a educação profissional e a alfabetização de adultos, passando por aqueles que se dedicam à educação indígena e de pessoas com deficiência. E fez referência aos professores que, segundo ela, foram impedidos de lecionar em assentamentos de sem-terra por "imposição de uma censura ideológica".
Fonte: Henrique Teixeira
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)