Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide coordena reunião da Frente Parlamentar da Criança


Frente Parlamentar da Criança debate violência e
juventude e reafirma ser contra redução da idade penal

Com a presença de entidades de defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes de todo o Brasil, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente promoveu  no Senado Federal mais um debate sobre as questões da adolescência brasileira.

O tema, Juventude e Violência, contou com a exposição de Karyna Sposato, diretora-executiva do Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente); Mário Volpi, oficial de Projetos do Unicef; Tiana Santo-Sé, secretária nacional do Fórum DCA (de Direitos da Criança e do Adolescente); Carmen Oliveira, subsecretária da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e presidente do Conanda e Carlos Nicodemos, advogado da ONG "Projeto Legal", do Rio de Janeiro, e assessor do Fórum DCA.

O seminário foi mais um evento destinado a reforçar a estratégia de comunicação com  a sociedade para "desmistificar  o mito da perversidade dos jovens", nas palavras do oficial de Projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude Mário Volpi. "Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, a parcela que comete atos criminosos é muito pequena", continuou Volpi.

Coordenando os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente em função de ausência por motivo pessoal da senadora Patrícia Saboya, a senadora Fátima Cleide concorda com a avaliação de Volpi. Falando a jornalistas que cobrem o Senado, a senadora disse que a Frente está fechada e unidade na estratégia de "convencer a sociedade que a redução da maioridade penal não é solução para a violência" e que "os jovens precisam de mais oportunidades". Ela defendeu também o imediato envio, pelo governo federal, ao Congresso, do projeto que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo, Sinase.

O funcionamento do Sinase foi exposto pela presidente do Conanda, Carmem de Oliveira. Se trata de uma política pública que conjuga princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, pedagógico, político, financeiro e administrativo, envolvendo desde o processo de apuração do ato infracional cometido pelo jovem até a execução da medida socioeducativa prevista no Estatuto da Criança e Adolescente.

Tanto Carmem quanto Volpi acreditam que uma importante ação da Frente e de todos que não concordam com a redução da maioridade penal é "divulgar as medidas socioeducativas exitosas, em meio aberto, previstas no ECA". Volpi se mostrou favorável à retomada da Premiação do Socioeducando, uma iniciativa considerada positiva, com boa acolhida pelos meios de comunicação e em conseqüência pela sociedade. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)