Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide coordena reunião da Frente Parlamentar da Criança


Frente Parlamentar da Criança debate violência e
juventude e reafirma ser contra redução da idade penal

Com a presença de entidades de defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes de todo o Brasil, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente promoveu  no Senado Federal mais um debate sobre as questões da adolescência brasileira.

O tema, Juventude e Violência, contou com a exposição de Karyna Sposato, diretora-executiva do Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente); Mário Volpi, oficial de Projetos do Unicef; Tiana Santo-Sé, secretária nacional do Fórum DCA (de Direitos da Criança e do Adolescente); Carmen Oliveira, subsecretária da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e presidente do Conanda e Carlos Nicodemos, advogado da ONG "Projeto Legal", do Rio de Janeiro, e assessor do Fórum DCA.

O seminário foi mais um evento destinado a reforçar a estratégia de comunicação com  a sociedade para "desmistificar  o mito da perversidade dos jovens", nas palavras do oficial de Projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude Mário Volpi. "Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, a parcela que comete atos criminosos é muito pequena", continuou Volpi.

Coordenando os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente em função de ausência por motivo pessoal da senadora Patrícia Saboya, a senadora Fátima Cleide concorda com a avaliação de Volpi. Falando a jornalistas que cobrem o Senado, a senadora disse que a Frente está fechada e unidade na estratégia de "convencer a sociedade que a redução da maioridade penal não é solução para a violência" e que "os jovens precisam de mais oportunidades". Ela defendeu também o imediato envio, pelo governo federal, ao Congresso, do projeto que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo, Sinase.

O funcionamento do Sinase foi exposto pela presidente do Conanda, Carmem de Oliveira. Se trata de uma política pública que conjuga princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, pedagógico, político, financeiro e administrativo, envolvendo desde o processo de apuração do ato infracional cometido pelo jovem até a execução da medida socioeducativa prevista no Estatuto da Criança e Adolescente.

Tanto Carmem quanto Volpi acreditam que uma importante ação da Frente e de todos que não concordam com a redução da maioridade penal é "divulgar as medidas socioeducativas exitosas, em meio aberto, previstas no ECA". Volpi se mostrou favorável à retomada da Premiação do Socioeducando, uma iniciativa considerada positiva, com boa acolhida pelos meios de comunicação e em conseqüência pela sociedade. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)