Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide concede entrevistas e participa de reuniões em Porto Velho


Na quarta-feira (16) a candidata ao Governo, senadora Fátima Cleide cumpriu extensa agenda em Porto Velho. Logo pela manhã ela participou da série de entrevista com os candidatos ao Governo realizada pela TV Rondônia, afiliada da Rede Globo no Estado onde apresentou propostas para o desenvolvimento do Estado e quais as ações que por ela serão adotadas a partir de 2007, quando assumir o Governo de Rondônia. A senadora respondeu perguntas sobre agricultura, desenvolvimento, economia e cultura.
Em seguida Fátima Cleide foi entrevistada pelos jornalistas Robson Oliveira, Lucivaldo Souza e Pinheiro de Lima na rádio Transamazônica FM, em programa com uma hora de duração. Fátima Cleide foi questionada sobre os mais diversos assuntos, como sua atuação parlamentar, propostas para estruturação do Estado nas áreas de saneamento, agricultura, saúde, segurança e educação. Ao ser questionada sobre medidas a serem adotadas para resolver a crise do setor madeireiro pelo jornalista Robson Oliveira, a senadora declarou que pretende resolver o problema investindo na industrialização, e completou: “nós precisamos parar de enviar nossa matéria prima para outros estados sem valor agregado. Ao invés de mandarmos pranchas de madeira serradas, precisamos mandar móveis, portas, janelas e outras peças. E isso só é possível se investirmos em mão de obra qualificada. Dessa foram estaremos gerando emprego e renda para todos”, declarou.

Sobre a saúde pública de Rondônia Fátima Cleide foi enfática: “precisamos descentralizar o setor de saúde. Fortalecer os municípios e investir em unidades de saúde no interior. Dessa forma aliviaremos a pressão nos hospitais da Capital e atendemos de forma mais humana as populações do interior, que se deslocam em ambulâncias para Porto Velho e ao chegarem aqui não contam com apoio e ainda ficam longe de seus familiares”.

Sobre educação Fátima Cleide disse que pretende investir no ensino técnico profissionalizante, “nossos jovens concluem o segundo grau e não têm o que fazer. Com o ensino profissionalizante eles terão uma profissão e poderão sair para o mercado de trabalho preparados. Nós temos uma deficiência enorme na mão de obra qulificada. Temos dois grandes empreendimentos do Governo Federal que serão construídos em Rondônia que são o Gasoduto Urucu – Porto Velho e as usinas do Madeira. Conseguimos junto ao Governo Federal a construção de uma Escola Técnica Federal que deverá ser construída a partir de 2007 já visando preparar nossos jovens para esses empreendimentos, mas ainda é pouco. Vamos criar escolas ténicas estaduais para qualificar mão de obra nas mais diversas áreas. Isso certamente vai reduzir os índices de desemprego em Rondônia”.

Em seguida a candidata, acompanhada do deputado federal Eduardo Valverde reuniu-se com representantes da Polícia Rodoviária Federal, onde tratou de diversos assuntos, entre eles o plano de carreira da categoria. À noite Fátima Cleide esteve reunida com a comunidade do bairro Agenor de Carvalho e Aponiã.

Mais Sobre Política

AROM retira, na Justiça, exigência que paralisa transporte escolar

AROM retira, na Justiça, exigência que paralisa transporte escolar

Em uma atuação inédita do movimento municipalista, a Associação Rondoniense de Municípios – AROM conquistou uma liminar favorável aos 52 municípios do

Dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia é prolongada por 240 meses

Dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia é prolongada por 240 meses

 Uma nova pactuação entre o governo de Rondônia e a União, tendo como interveniente o Banco do Brasil, foi assinada na tarde desta quarta-feira (15) p

Seminário vai discutir implantação do Patronato Penitenciário em Porto Velho

Seminário vai discutir implantação do Patronato Penitenciário em Porto Velho

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Políticas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), realiza