Segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 17h27
A prefeitura de Porto Velho, através do ministério da Saúde, vai incluir a partir de 04 de junho, três medicamentos para asma no programa Saúde Não Tem Preço. Os medicamentos serão: brometo de ipratrópio, dipropionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Esses medicamentos serão distribuídos à população asmática gratuitamente através das unidades de saúde, da Farmácia Popular e da rede credenciada. Esses remédios vão se juntar aos onze para hipertensão e diabetes já ofertados com até 90% de desconto pelas Farmácias Populares.
Além disso, o ministério vai ampliar o programa de distribuição de suplementos nutricionais com dose de vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos de idade e de sulfato ferroso para crianças de 6 a 18 meses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país.
Redução de anemia eóbitos
Segundo o secretario municipal de Saúde, Williames Pimentel, a expectativa do programa é de que as ações tenham impacto positivo na saúde infantil com redução dos casos de anemia na primeira infância, de 0 a 6 anos de idade, em 10%; de deficiência de Vitamina A em 5% ao ano, e diminuição do número de internações e óbitos por asma e anemia. De acordo com nota do Ministério da Saúde, a asma está entre as principais causas de internação de crianças de até 6 anos. No ano passado, 12.031 pessoas foram internadas por asma, sendo 6.181 nesta faixa etária, e 8.146 por anemia em Minas Gerais, das quais 845 eram crianças até 6 anos.
O Ministério da Saúde pretende investir R$ 30 milhões para ampliar o programa de distribuição de suplementos nutricionais. Para distribuir a dose de vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos de idade serão usadas as campanhas de vacinação. A meta é ampliar, até 2014, a distribuição a todas as cidades brasileiras. A iniciativa vai garantir ainda acesso ao sulfato ferroso em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país para crianças de seis a 18 meses.
Em Porto Velho, a Farmácia Popular é firmada através convênio da Fiocruz e a Prefeitura, que por sua vez inaugurou duas Farmácias Populares, a “Unidade Centro” no ano de 2005 – situada na esquina das ruas Dom Pedro II e Joaquim Nabuco N° 2301 e a “Unidade Leste” em 2006, situada na Av. José Amador dos Reis N° 3563 e futuramente uma unidade na “Zona Sul” para completar a meta de implantação de “Farmácia Popular do Brasil” nesta capital.
Para obter a medição gratuita
Para utilizar a Farmácia Popular, basta o usuário ter em mãos receita médica podendo ser pública ou particular, estar de acordo com as normativas que regulam a dispensa de medicamentos pelo Programa (validade da receita; quantidade; legibilidade das receitas; etc.) e que a medicação conste na lista da Farmácia Popular de rede própria. A prescrição/receita é importante para impedir a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças.
Fonte: Janiele Viana
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).