Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Farmacêuticos e acadêmicos lotam Seu Espaço durante Encontro em Ariquemes


 

Com o auditório e a área externa do Seu Espaço lotados, foi aberto na noite dessa quinta-feira (16), em Ariquemes, o I Encontro Estadual dos Estudantes e Profissionais Farmacêuticos de Rondônia promovido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO) em parceria com o Conselho Federal (CFF), o Sindicato dos Farmacêuticos de Rondônia (Sinfar-RO), Departamento do Curso de Farmácia da Faculdade de EFarmacêuticos e acadêmicos lotam Seu Espaço durante Encontro em Ariquemes - Gente de Opiniãoducação e Meio Ambiente (Faema) e o Centro Universitário Luterano (Ulbra) de Ji-Paraná, sob o tema “Serviços Farmacêuticos: A Quem Estamos Servindo?”. Até este sábado (18), importantes temas relacionados à assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas análises clínicas, estão sendo explanados por palestrantes de renome nacional.

Em sua fala, para uma plateia formada em sua maioria por jovens acadêmicos do curso de farmácia de instituições de ensino de Ariquemes, Porto Velho e Ji-Paraná, além de profissionais e professores, a presidente do CRF, Ana Caldas, destacou a importância do evento, reforçando que a profissão farmacêutica passa por um momento singular no mundo, e que, por isso, é necessário que sejam feitas reflexões sobre o papel de cada um diante da sociedade. “Mais do que discutir inovações tecnológicas ou as diversas áreas de atuação, precisamos pensar no papel social do farmacêutico”, frisou, observando que não basta apenas atuar no sentido de melhorar a qualidade de vida da população, mas também lutar por uma assistência farmacêutica extensiva a todos que dela precisam, mesmo que não tenham condições financeiras.

Por sua vez, a diretora secretária-geral do CFF, Lérida Vieira, ressaltou a necessidade de estruturação dos laboratórios públicos de análises clínicas visando diagnósticos mais rápidos e precisos e, consequentemente, aumentando as chances de cura do paciente. Sobre o Encontro, ela disse que se tratava da complementação de um dos seus desejos, que era a implantação de cursos de Farmácia em Rondônia. “Este é um momento importante para a discussão sobre a questão farmacêutica, principalmente por estarmos em período de eleições, em que também teremos oportunidade de ouvir de cada candidato ao Governo do Estado suas propostas, enquanto o Conselho Regional irá formalizar as suas, tendo como base a Ata deste Encontro, onde serão registrados os anseios dos que já atuam e dos que estão estudando”.

Os participantes ainda conheceram os projetos em andamento, em nível federal, voltados aos farmacêuticos, a exemplo da proposta de piso salarial de R$ 4.650, redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais e aposentadoria especial após 30 anos de serviços, direito esse já conquistado pelos assistentes sociais brasileiros.

Além de Ana Caldas e Lérida Vieira, a abertura contou com a presença do diretor da Faema, Airton Leite Costa; coordenador do curso de Farmácia, Nelson Pereira Júnior; presidente do Sinfar, Antônio de Paula Freitas Júnior; deputado federal, Mauro Nazif; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, entre outros representantes do CRF e faculdades.

Na tarde dessa sexta-feira, foi dado início às palestras sobre “Atribuições dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia” e “Direitos do Consumidor na Farmácia”. À noite o tema foi “O Farmacêutico no Séc. XXI”. E no sábado seguem das 8 às 10 horas com foco na RDC-44; e das 15 às 17 horas, “Aspectos Legais do Exercício do Farmacêutico – Penalidades”.

O evento também está abrindo espaço em horários específicos para  que os candidatos ao Governo do Estado apresentem suas propostas à assistência farmacêutica.

Fonte: Veronilda Lima

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)