Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 13h33
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Francisco Ferreira Cabral, mais conhecido como Chico Padre, recebeu com grande expectativa o anúncio da criação do Instituto de Terras de Rondônia (Iteron), que tem como objetivo proceder a regularização fundiária no Estado. A criação deste órgão foi solicitada a todos os candidatos ao governo antes da eleição de 2010, juntamente com outras reivindicações do setor, que foram levantadas durante dois seminários realizados em Porto Velho e Vilhena, juntamente com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil e outras entidades ligadas ao segmento agropecuário e apresentada em conjunto as demais federações que representam o setor produtivo no estado.
“Quando ainda era candidato ao governo, no ano passado, Confúcio Moura se comprometeu a atender as demandas do setor produtivo em Rondônia e vem cumprindo sua promessa. A criação do Iteron demonstra o quanto o governador está empenhado em melhorar as condições de trabalho e desenvolvimento do nosso Estado, pois a população precisa de alimento e o campo precisa de paz para produzir" considera Chico Padre.
O presidente da Faperon lembra da importância de promover a regularização fundiária em Rondônia, que é uma condição indispensável para o crescimento da agricultura e da pecuária no Estado. “Rondônia é um estado essencialmente agrícola e a falta de titulação das terras está engessando o setor, já que impede o acesso aos financiamentos bancários, entre outras dificuldades enfrentadas no campo, além de contribuir de forma negativa para o acirramento de ânimos e criação de conflitos que penalizam os agricultores”.
Para Chico Padre, “o instituto de terras que ora está sendo criado pelo governo vai ocupar uma imensa brecha deixada no Estado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cuja atuação em Rondônia deixa muito a desejar, já que não conseguiu implementar a regularização fundiária tão aguardada pelos agricultores e pecuaristas Acreditamos que a criação do Iteron é de grande valia para o setor, em particular, e para o Estado como um todo, porque a agricultura e a pecuária ainda têm um grande potencial de crescimento, podendo contribuir positivamente para a melhoria da renda e da qualidade de vida da população”.
Fonte: Ana Aranda / Simpi
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar