Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Famílias agradecem estrada mas querem escola e saúde



Pequenos produtores rurais da LC-01, que margeia o rio Madeira e onde estão localizadas as comunidades de Silveira, São Miguel, Mutum e Bom Jardim, que reúnem cerca de 500 famílias, estão satisfeitos com a atenção da secretária Josélia Saraiva, da Semagric, que atendeu aos apelos daqueles sitiantes e mandou equipamentos para melhorar as condições de tráfego da estrada vicinal.
 
Mas as lideranças daquelas comunicades estão fazendo um apelo ao prefeito Roberto Sobrinho para, além da abertura da estrada, também mande fazer funcionar um posto de saúde na localdidade de Bom Jardim, porque o mais próximo fica a 25 KM e, também, amplicar a rede de escolas, melhorando suas condições.
 
Segundo eles, as duas escolas existentes, além das condições não serem satisfatóricas, atendem em forma multigraduada (um ou dois professores para todas as turmas até a 4ª série), o que não atende aos interesses das famílias, porque para os alunos que concluem os estudos oferecidos ali só há dois caminhos, parar de estudar ou, então, mudar-se para Porto Velho, gerando assim problemas maiores para seus pais.
 
As comunidades atendidas pela LC-01 têm grande produção de frutas regionais, mas encontram dificuldades em escoar o que colhem e, conforme alguns moradores, a maioria do que poderia ser comercializado acaba se estragando por não ter como transportar, o que está desetimulando muitos moradores.
 
Essas questões foram recentemente discutidas com o Sindicato Rural, cujo presidente Pedro de Oliveira Bordalo, deu apoio aos agricultores.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)