Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Famílias agradecem estrada mas querem escola e saúde



Pequenos produtores rurais da LC-01, que margeia o rio Madeira e onde estão localizadas as comunidades de Silveira, São Miguel, Mutum e Bom Jardim, que reúnem cerca de 500 famílias, estão satisfeitos com a atenção da secretária Josélia Saraiva, da Semagric, que atendeu aos apelos daqueles sitiantes e mandou equipamentos para melhorar as condições de tráfego da estrada vicinal.
 
Mas as lideranças daquelas comunicades estão fazendo um apelo ao prefeito Roberto Sobrinho para, além da abertura da estrada, também mande fazer funcionar um posto de saúde na localdidade de Bom Jardim, porque o mais próximo fica a 25 KM e, também, amplicar a rede de escolas, melhorando suas condições.
 
Segundo eles, as duas escolas existentes, além das condições não serem satisfatóricas, atendem em forma multigraduada (um ou dois professores para todas as turmas até a 4ª série), o que não atende aos interesses das famílias, porque para os alunos que concluem os estudos oferecidos ali só há dois caminhos, parar de estudar ou, então, mudar-se para Porto Velho, gerando assim problemas maiores para seus pais.
 
As comunidades atendidas pela LC-01 têm grande produção de frutas regionais, mas encontram dificuldades em escoar o que colhem e, conforme alguns moradores, a maioria do que poderia ser comercializado acaba se estragando por não ter como transportar, o que está desetimulando muitos moradores.
 
Essas questões foram recentemente discutidas com o Sindicato Rural, cujo presidente Pedro de Oliveira Bordalo, deu apoio aos agricultores.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)