Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Falta de sintonia na PM Ariquemes com Comando Geral quase provoca conflito



Está faltando “sintonia” do atual comandante da Polícia Militar em Ariquemes com o Comando Geral da corporação, com a prestação da segurança pública, e no cumprimento de ofício e dever com as autoridades. Essa falta de sintonia, de acordo com o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), quase “provoca novo conflito no campo”, há poucos dias, em Cujubim, na gleba denominada ‘Galo Velho’ onde cerca de 400 famílias vivem e trabalham há mais de dez anos, e a empresa Leme Empreendimentos e Participações Ltda briga por sua posse.

O parlamentar informou ao Comando em Ariquemes, através de ofício, da situação porque passavam as famílias no início desse mês, sob constante ameaça de mortes feitas por jagunços e pistoleiros, alguns até contando com apoio de PM’s, e pedindo providências para dar segurança aos trabalhadores rurais assentados naquela área, e assim evitar tragédia com derramamento de sangue.

Esse mesmo expediente foi remetido, pelo parlamentar, ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e ao secretário estadual de Segurança Pública de Rondônia, tenente coronel Evilásio Silva Sena. De imediato, o ministro determinou providências através do desembargador Gercino José da Silva Filho, Ouvidor Agrário Nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo.

No dia 12 de maio passado, o desembargador oficiou ao major Antônio Matias de Alcântara, que responde pelo Comando da PM em Ariquemes, sobre a iminência de conflitos, e solicitou fosse tomada as medidas necessárias para garantir a segurança pública na área e a integridade física das famílias.

No mesmo despacho, o desembargador relata das ameaças sofridas pelos trabalhadores, feitas por funcionários da Leme Empreendimentos, acompanhados por PM’s que aparentemente apóiam essas atitudes, “fatos estes que criaram um clima de forte tensão e medo entre as famílias, o que poderá levar a um confronto com conseqüências imprevisíveis”.

“Pois bem, mesmo ciente de toda essa gravidade relatada por nós e, imediatamente, acionado pelo Ouvidor, o comandante foi até a gleba dar prazo para que as famílias desocupassem a área alegando ter um mandado de anos anteriores. Nada nos foi informado sobre essa questão, nem a mim nem as autoridades como o Ouvidor e ao ministro. Agiu a seu modo sem dar justificativas públicas e quase provoca um conflito, evitado graças ao juiz de Ariquemes (Edilson Neuhaus) que mandou arquivar o caso. Ele também recebeu apelo do padre João Holeg, em nome das famílias que estão no Galo Velho, mas agiu sozinho demonstrando total falta de sintonia com o Comando Geral, que temos certeza teria adotado outras providências. Lamentamos esse fato, e esperamos que medidas sejam adotadas para que isso não mais ocorra. Queremos e pregamos a paz no campo e esperamos que o Comando tome providências para dar segurança em nossa região”, disse Amorim.

Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)