Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Falta de iluminação pública e acúmulo de lixo no bairro Cuniã


Centenas de moradores do bairro Cuniã, localizado na região Nordeste de Porto Velho, denunciam a falta de iluminação pública e acúmulo de lixo em dezenas de ruas. Na segunda-feira passada (15/10) a reportagem constatou a mais completa falta de iluminação e toneladas de lixo acumulado em frente às residências. “Todos os meses nós que temos residências na Rua Paulo Fortes pagamos a taxa de iluminação pública que é incluída nas contas emitidas pelas Ceron. Sabemos que o dinheiro vai parar nos cofres da prefeitura, mas somos obrigados a instalar lâmpadas em postes improvisados em frente as nossas residências para amenizar a escuridão ou trevas resultado do descaso da prefeitura”, disse um morador do bairro.

Vendedora de cachorro-quente na banca “Morena”, instalada no cruzamento das ruas Paulo Fortes e Fabiana, uma lutadora pela sobrevivência, não economizou críticas contra a prefeitura: “Nosso bairro sempre foi esquecido. Durante o governo anterior nenhuma lâmpada foi instalada aqui no Cuniã. Agora, durante o governo do prefeito Roberto Sobrinho tudo se repete. O lixo fica acumulado em frente às residências e nas ruas. Os caminhões da Marquise passam até mais de vinte dias sem fazer a coleta. Isso acontece porque existe omissão ou conivência na prefeitura”, disse.

Um idoso morador, seu Pedro, esculhambou: “Aqui no bairro Cuniã a maioria dos moradores recebe apenas carnês de IPTU. A maioria das ruas dentro do bairro nunca foram asfaltadas. Estão cheias de crateras. No verão, só poeira. No inverno, o lamaçal. Para chegar ao ponto de ônibus é preciso uma longa caminhada. E para completar o descaso da prefeitura contra os moradores, a fatal de iluminação em quase todas as ruas facilita assaltos, furtos, roubos, estupros e a proliferação das “bocas-de-fumo” porque as forças policiais também estão sendo omissas ou inoperantes. Eu desafio a Ceron e a prefeitura a vir aqui e provar que neste bairro temos iluminação pública”, desafiou.

Seu José, outro morador do Cuniã, criticou o “descaso” da Secretaria Municipal de Serviços Públicos-Semusp e o secretário Jair Ramires: “A Semusp sempre foi mero cabide de empregos e a maioria dos bairros de Porto Velho sempre estiveram cheios de lixo, matagais e sujeira. Isso acontece desde o início da gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Quanto ao secretário Jair Ramires, não entendemos por que ele deixou sua cadeira na Câmara Municipal, onde cumpria um excelente mandato, para assumir uma secretaria que sempre é motivo de críticas e desleixo contra a população”, criticou.

Na manhã desta terça-feira (16/10) a reportagem tentou contato telefônico (número 3224-6331), com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano-Endur, Mário Sérgio. Uma secretária que atendeu e disse que o mesmo estava numa “importante reunião”. No telefone da Semusp, de número, 3901-3137, uma atendente fez um longo interrogatório antes de informar que o vereador Jair Ramires estaria “inspecionando” a construção de jardins da avenida Jorge Teixeira.

Fonte: Abelardo Jorge

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)