Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Extensão universitária da São Lucas beneficia moradores de Monte Negro


 

A Faculdade São Lucas, em parceria com o ICB5-USP, realizou de 5 a 10 de julho de 2009, em Monte Negro, município do interior rondoniense, a V Extensão Universitária, envolvendo a participação de 25 acadêmicos do terceiro ao oitavo períodos do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, escolhidos mediante processo seletivo dentre 70 candidatos. Novamente o anfitrião da extensão foi o Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo que, desta vez, contou com o auxílio dos professores médicos Dr. MSc. Marcelo Maravieski, Dr. Carlos Antônio Moura de Toledo, Dr. Darci Luis Duro Janarelli e o Dr. Elierson Rocha, recém- contratados para compor o novo quadro de docentes da Faculdade São Lucas.

Com 160 consultas e 26 pequenos procedimentos cirúrgicos, a Extensão Universitária cumpriu o seu objetivo de levar atendimento médico capacitado e gratuito à população do município e demais regiões, ao mesmo tempo em que preparou um pouco mais os alunos para um atendimento humanista e técnico, sem se distanciar da realidade das carências e necessidades dos serviços públicos de saúde. Os novos professores, oriundos dos mais diversos Estados do país, tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato e compreender a realidade e contexto dos atendimentos no interior de Rondônia. O professor Marcelo Maravieski, ex-professor da UFC, ficou surpreso com as mais variadas patologias típicas da região amazônica, onde as doenças infecciosas (hanseníase, hepatites e micoses) corresponderam à boa parte dos atendimentos. Segundo o professor Carlos Toledo, em concordância com as novas diretrizes do MEC, a atividade buscou direcionar a atenção do aluno ao atendimento humanizado, onde o tratamento da doença deve ser feito de maneira a não perder de vista o paciente como um todo.

A paciente Ivone de Souza Oliveira, moradora da linha C-40, disse que ficou surpresa com a qualidade e compromisso da equipe de atendimento. “Muito bom o serviço de vocês, estou satisfeita e entendi tudo o que foi explicado de maneira simples, porque a gente não tem muito conhecimento. Até hoje não tinha visto uma atenção desse tipo nos médicos aqui e isso é muito bom para a nossa gente”, mencionou. Devido à grande aceitação dos pacientes e à produtividade por parte dos alunos e professores, está sendo estudada uma ampliação na VI Extensão Universitária, prevista para o mês de janeiro/2010, que contará com a presença de dois acadêmicos de cada curso de Medicina dos Estados do Acre, Amazonas e Roraima, além de uma vaga direcionada a um acadêmico das outras faculdades de medicina do Estado de Rondônia, numa proposta inovadora da Faculdade São Lucas, visando promover uma interação entre os discentes de outras instituições da região amazônica. 

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)